Como é feito o descarte de remédios?

Índice

Como é feito o descarte de remédios?

Como é feito o descarte de remédios?

Geralmente os resíduos de medicamentos, as embalagens e os objetos usados para ministrá-los têm como destino final a incineração ou são levados para aterros industriais, dependendo do procedimento adotado em cada município.

Como deve ser feito o descarte de medicamentos?

Porém, devido aos grandes riscos à saúde humana e ao meio ambiente, o descarte de medicamentos deve ser feito em pontos de coleta específicos, para serem posteriormente encaminhados à destinação final ambientalmente correta. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o descarte correto de medicamentos.

Como você fez o descarte de medicamentos vencidos em um ponto de coleta?

Ok, você fez o descarte correto dos seus medicamentos vencidos em um ponto de coleta, como em farmácias e drogarias, e depois, o que acontece com eles? Os objetos como seringas e agulhas são primeiramente descontaminados em uma usina de tratamento, depois destinados a aterros sanitários como resíduos sólidos.

Qual a responsabilidade para o descarte de medicamento?

Ou seja, toda responsabilidade para a destinação final é sempre do estabelecimento gerador do resíduo. Segundo estudo realizado pela Faculdade Oswaldo Cruz, entre 1.009 pessoas entrevistadas em São Paulo, 7% já conheciam como realizar o descarte de medicamento da forma correta.

Como é obrigatório descartar qualquer medicamento?

Segundo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) é um dever obrigatório descartar de modo correto qualquer medicamento, seja em coletas seletivas ou em farmácias e drogarias. No entanto, muitas pessoas ainda sofrem com a falta de informação sobre os descarte de medicamento.

Postagens relacionadas: