Quais são os critérios para uma entidade reconhecer um ativo imobilizado?
Índice
- Quais são os critérios para uma entidade reconhecer um ativo imobilizado?
- O que registrar no ativo imobilizado?
- Para que um custo de um item de ativo imobilizado seja reconhecido como ativo basta que esse custo seja mensurado de forma confiável?
- Como deve ser feito o reconhecimento do custo de um item do ativo imobilizado?
- Quais são os elementos do custo de um item do ativo imobilizado?
- Qual o custo de um ativo imobilizado?
- Qual o prazo de pagamento de um ativo imobilizado?
- Quais são os ativos imobilizados?
- Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
Quais são os critérios para uma entidade reconhecer um ativo imobilizado?
Para um bem ser enquadrado como imobilizado, ele precisa atender aos seguintes requisitos, conforme o CPC 27:
- Deve ser tangível;
- Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e.
- Deve ser utilizado por mais de um período.
O que registrar no ativo imobilizado?
Ativos imobilizados: Registro contábil
- Valor de compra;
- Custos de instalação;
- Custos de frete;
- Impostos não recuperáveis;
- Outros custos relacionados ao ativo.
Para que um custo de um item de ativo imobilizado seja reconhecido como ativo basta que esse custo seja mensurado de forma confiável?
Reconhecimento. O custo de um item de ativo imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e. o custo do item puder ser mensurado confiavelmente.
Como deve ser feito o reconhecimento do custo de um item do ativo imobilizado?
O custo de um item de imobilizado deve ser reconhecido como ativo se, e apenas se: (a) for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade; e (b) o custo ou valor justo do item puder ser mensurado confiavelmente.
Quais são os elementos do custo de um item do ativo imobilizado?
O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.
Qual o custo de um ativo imobilizado?
O custo de um item do ativo imobilizado compreende: seu preço de aquisição, acrescido de impostos de importação e impostos não recuperáveis sobre a compra, depois de deduzidos os descontos comerciais e abatimentos;
Qual o prazo de pagamento de um ativo imobilizado?
Se o prazo de pagamento excede os prazos normais de crédito, a diferença entre o preço equivalente à vista e o total dos pagamentos deve ser reconhecida como despesa com juros durante o período, a menos que seja passível de capitalização. Um ativo imobilizado pode ser adquirido por meio de permuta por ativo não monetário.
Quais são os ativos imobilizados?
Imóveis e terrenos mantidos por uma entidade para obter renda não podem ser considerados como ativo imobilizado. Eles são regulamentados pelo CPC 28 e devem ser classificados no balanço da empresa como propriedade para investimento. Outros ativos que não podem ser considerados como ativo imobilizado são os ativos biológicos, ...
Qual é o ativo imobilizado de uma empresa?
Bom, o ativo imobilizado de uma empresa são todos os bens destinados à manutenção de suas atividades ou exercidos com essa finalidade, esperando ele seja utilizado por mais de um período.