Qual o objetivo da Assistência Farmacêutica?

Índice

Qual o objetivo da Assistência Farmacêutica?

Qual o objetivo da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica (AF) engloba um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao seu acesso e ao seu uso racional.

O que significa Assistência Farmacêutica?

Um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos e uso racional são desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.

Quais os principais pontos abordados na Política Nacional de Assistência Farmacêutica?

Promoção do uso racional de medicamentos. Desenvolvimento científico e tecnológico. Promoção da produção de medicamentos. Garantia da segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos.

Qual a importância da assistência farmacêutica no SUS?

A atenção farmacêutica contribui para o uso racional de medicamentos, na medida em que desenvolve um acompanhamento sistemático da terapia medicamentosa utilizada pelo indivíduo buscando avaliar e garantir a necessidade, a segurança e a efetividade no processo de utilização de medicamentos.

Qual objetivo da seleção de medicamentos?

O processo de seleção de medicamentos deve ser fundamentado em critérios técnico- científicos e baseado em processos de busca de evidências de eficácia, segurança, conveniência para o paciente, qualidade e custo favorável.

O que é atenção e assistência farmacêutica?

Enquanto assistência farmacêutica é um conjunto de ações realizadas por far- macêuticos que tem como objetivo orien- tar o uso e as restrições de medicamentos aos pacientes, a Atenção Farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o paciente, realizando o controle do uso de medicações com os interesses do próprio ...

Quais os três pilares da assistência farmacêutica?

Estes são os três pilares da As- sistência Farmacêutica no SUS.

  • Acesso a. medicamentos. Uso racional de. medicamentos. Estruturação. da Assistência. Farmacêutica.
  • Doenças infecciosas, parasitárias e de. saúde reprodutiva. Causas. externas. Doenças. crônicas.
  • Acesso e Uso. Racional de. Medicamentos. Inovação nos. processos e. instrumentos.

O que é Componente Básico da Assistência Farmacêutica?

O Componente Básico da Assistência Farmacêutica (CBAF) é constituído por uma relação de medicamentos e insumos farmacêuticos, voltados aos agravos prevalentes e prioritários da Atenção Básica, presentes nos anexos I e IV da RENAME.

Quais são as etapas da Assistência Farmacêutica?

Para a efetiva implementação da Assistência Farmacêutica é fundamental ter como princípio básico norteador o CICLO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA, que é um sistema constituído pelas etapas de seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação, com suas interfaces nas ações da atenção a saúde.

Como funciona a assistência farmacêutica?

Neste contexto, a Assistência Farmacêutica reforça e dinamiza a organização dos Sistemas Estaduais e Municipais de Saúde, tornando-os mais eficientes, consolidando vínculos entre os serviços e a população, contribuindo para a universalização do acesso e a integralidade das ações.

Qual o componente especializado da Assistência Farmacêutica?

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica foi aprovado e regulamentado pela Portaria nº 2981 de 26 de novembro de 2009 como parte da Política Nacional Assistência Farmacêutica.

Qual é o melhor serviço de Atenção Farmacêutica?

O ideal é que seja uma sala climatizada, com mesa, cadeira, computador, livros para consulta e outros itens que promovam o bem-estar, segurança e privacidade do paciente. Para prestar o serviço de atenção farmacêutica você precisa planejar o que vai oferecer aos clientes e instituir normas e procedimentos de como será esse serviço.

Como a assistência farmacêutica é confundida?

A Assistência Farmacêutica é muitas vezes confundida com Atenção Farmacêutica. Os termos diferem-se em relação ao alvo das ações. No caso da Assistência Farmacêutica, as ações estão voltadas ao acesso e uso racional de medicamentos, mesmo que o beneficiário final não seja o paciente.

Postagens relacionadas: