O que determina a cor da pele de uma pessoa?
Índice
- O que determina a cor da pele de uma pessoa?
- Qual cromossomo determina a cor da pele?
- Como ocorre a herança da cor da pele humana?
- O que é o fenótipo de um indivíduo?
- Como é definida a cor de um ser humano?
- Qual é a sua cor de pele?
- Quais estruturas no DNA são responsáveis pela determinação da cor da pele?
- Qual vai ser a cor da pele do meu filho?
- Como ocorre a herança da cor da pele em humanos de acordo com os livros utilizados no ensino médio?
- O que controla a cor da pele?
- Será que a cor da pele é hereditária?
- Quais genes contribuem para a pigmentação da pele?
- Qual a origem da cor da pele em animais?
- Qual a quantidade de melanina da pele?
O que determina a cor da pele de uma pessoa?
A cor da nossa pele é determinada pela melanina – substância produzida pelo nosso organismo. A quantidade que temos do pigmento determina se nossa pele será branca, ruiva, amarela, morena ou negra, e também qual será a cor dos olhos e do cabelo.
Qual cromossomo determina a cor da pele?
Segundo Davenport (1913), a cor da pele na espécie humana é resultante da ação de dois pares de genes (AaBb), sem dominância. Dessa forma, A e B determinam a produção da mesma quantidade do pigmento melanina e possuem efeito aditivo.
Como ocorre a herança da cor da pele humana?
A cor da pele de humanos segue o padrão da herança quantitativa, em que os alelos de cada gene somam seus efeitos. A cor da pele classifica as pessoas em cinco fenótipos básicos: negro, mulato escuro, mulato médio, mulato claro e branco. Esses fenótipos são controlados por dois pares de alelos (Aa e Bb).
O que é o fenótipo de um indivíduo?
O termo fenótipo é usado para designar as características externas, morfológicas, fisiológicas e comportamentais de um indivíduo; por isso, de maneira geral, podemos dizer que ele se refere principalmente à aparência de um indivíduo.
Como é definida a cor de um ser humano?
Hoje, conforme o gráfico abaixo, temos 47,7% que se autodeclaram da cor branca, 43,1% parda e 7,6% preta, além de 1,1% amarela e 0,4% indígena.
Qual é a sua cor de pele?
Olhe as veias de seu antebraço sob luz natural. Se elas parecerem mais verdes ou amarronzadas, as chances são altas de você ter um subtom de pele quente. Se elas parecerem azuis ou roxas, você tem provavelmente subtom frio.
Quais estruturas no DNA são responsáveis pela determinação da cor da pele?
A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
Qual vai ser a cor da pele do meu filho?
Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.
Como ocorre a herança da cor da pele em humanos de acordo com os livros utilizados no ensino médio?
Tem mais depois da publicidade ;) A herança genética da cor da pele é estabelecida por uma grande quantidade de genes, sendo considerada uma herança poligênica, isto é, em que se observa o efeito aditivo de dois ou mais genes sobre uma determinada característica única.
O que controla a cor da pele?
A melanina é produzida dentro da pele em células chamadas melanócitos e é o principal determinante da cor da pele de humanos de pele escura.
Será que a cor da pele é hereditária?
Com isso, eles descobriram a existência de muito mais genes e suas variantes que podem influenciar a composição da cor da pele, verificando que ela também é, de fato, basicamente hereditária.
Quais genes contribuem para a pigmentação da pele?
— Existem alguns genes que são conhecidos por contribuir para a pigmentação da pele, mas, de modo geral, ainda há muitos genes (envolvidos na pigmentação) que ainda não foram descobertos.
Qual a origem da cor da pele em animais?
De acordo com eles, as análises indicaram diversas variantes ligadas à pigmentação neste gene, que já tinha sido associado à cor da pele em animais. Por isso, os pesquisadores defendem a realização de mais estudos sobre a genética da cor da pele com informações de populações mais diversas.
Qual a quantidade de melanina da pele?
Todas as pessoas têm a mesma quantidade dessas células, no entanto a quantidade de melanina que elas produzem varia de acordo com o organismo. E é justamente a quantidade do pigmento produzido que determina não apenas a cor da nossa pele, como também dos nossos cabelos e olhos.