Como são as rimas do cordel?

Índice

Como são as rimas do cordel?

Como são as rimas do cordel?

Rimas consoantes As que se conformam inteiramente no som desde a vogal tônica até a última letra ou fonema. Ex.: fecundo e mundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita. (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita).

Quais as métricas do cordel?

O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.

O que é estrofe em cordel?

Estrofes são versos agrupados, os quais são arrumados de maneira organizada, em linhas. Cada linha (verso) deve ter o mesmo número de sílabas poéticas. ... A letra no final de cada verso corresponde a rima obrigatória com o outro em que a mesma letra é repetida. A estrofe de 04 versos chama-se quadra ou quarteto.

Quais são os cordéis de cordel?

Mas podem ter muito mais. Tem cordéis que contam com mais de 40 estrofes. Mas, se tiver menos de 12 estrofes não pode ser chamado de cordel. É um poema em estilo de cordel. A literatura de cordel é praticada sob diversas formas. Os versos em geral, são reunidos em sextilhas (estrofes de seis versos).

Quais são os modelos possíveis de cordel?

Seguem abaixo alguns dos modelos possíveis: Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas. Obrigatoriamente, o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.

Quais são os poemas de cordel?

Com o ritmo cadenciado, com um aspecto lúdico, os folhetos de cordel aproximaram pessoas que queriam ouvir histórias e foram a escola de alfabetização para a população do sertão nordestino. Os poemas em cordel seguem regras de métrica e rima inescapáveis, sem elas não se faz um cordel.

Qual a origem da literatura de cordel?

Literatura. A literatura de cordel chegou ao Brasil com os portugueses e é uma forma de literatura muito popular no Norte e Nordeste do Brasil. A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18 e também ficou conhecida como poesia popular, porque contava histórias com os folclores regionais de maneira simples, ...

Postagens relacionadas: