Qual a técnica correta para aferição da PA?

Índice

Qual a técnica correta para aferição da PA?

Qual a técnica correta para aferição da PA?

A medida da PA pode ser realizada pelo método indireto, com técnica auscultatória, com uso de esfigmomanômetro de coluna de mercúrio ou aneróide, devidamente calibrados, ou com técnica oscilométrica, pelos aparelhos semi-automáticos digitais de braço validados, estando também calibrados.

Quais as etapas para a realização adequada do procedimento de aferição de pressão arterial?

Colocar o estetoscópio nos ouvidos com a curvatura voltada para fora. Palpar a artéria braquial na parte da frente do cotovelo e posicionar a campânula do estetoscópio, sem apertar. Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg do nível estimado da pressão arterial sistólica (PAS), obtido pela palpação.

Como é realizada a medida da pressão arterial?

Normalmente o médico, ou enfermeiro, usa um aparelho chamado — não se assuste com o nome — esfigmomanômetro. O trabalho é auxiliado por um estetoscópio, aquele instrumento para ouvir os sons do peito. A medição é feita em dois momentos.

O que é pressão arterial e como é medida?

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio (mm Hg) porque o primeiro instrumento usado para medir pressão foi uma coluna de mercúrio. Quando um esfigmomanômetro é usado, a pessoa se senta em uma cadeira (não em uma mesa de exames) com as pernas descruzadas, os pés no chão e as costas apoiadas.

Postagens relacionadas: