O que deve conter em um atestado odontológico?

Índice

O que deve conter em um atestado odontológico?

O que deve conter em um atestado odontológico?

Segundo o CFO, em resumo, um atestado deve conter os seguintes pré-requisitos básicos:

  1. Qualificação do Profissional —> nome e endereço do dentista.
  2. Qualificação do Paciente —> nome completo do paciente.
  3. Fim a que se destina —> escolares? ...
  4. Estado mórbido —> o que aconteceu ao paciente.

Como funciona o atestado odontológico?

O atestado médico ou odontológico corresponde à uma obrigação profissional com base em exame clínico realizado no paciente. Portanto, reflete sua real situação de saúde e, quando necessário, dispõe sobre a quantidade de dias de afastamento para restabelecimento de saúde.

Como conseguir um atestado do dentista?

Para conseguir um atestado odontológico basta pedir ao seu dentista que emita um atestado (geralmente em grandes clínicas eles já possuem um modelo pronto, onde só preenchem a data), e posteriormente imprimem e o dentista assina e lhe entrega.

Sou obrigado a aceitar atestado de dentista?

A Lei Federal nº 5081/66 diz que: “Compete ao cirurgião-dentista atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego”. ... E um ponto importante a ser citado é que a empresa não pode se negar a aceitar o atestado odontológico.

É válido atestado de dentista?

Sim! O cirurgião-dentista é competente para atestar no setor de sua atividade profissional e o empregador não pode recusar o atestado emitido por ele. Base legal: Art. 6º, inciso III, da Lei 5081/66.

Quando falamos na segunda via do atestado odontológico?

Quando falamos na segunda via do atestado odontológico, o recomendado é que o cirurgião-dentista mantenha uma segunda via assinada do atestado junto ao prontuário odontológico dos pacientes. Essa é mais uma atitude de resguardo do dentista.

Qual a legalidade do atestado do dentista?

Afinal, quando criada em 1966, a Lei 5.081 apenas permitia que o dentista atestasse estados mórbidos e outros. Portanto, por meio dessa alteração na Legislação, é possível afirmar que o atestado emitido pelo dentista é legalmente válido para justificar faltas ou afastamentos.

Como o cirurgião-dentista atestar?

Segundo a Lei Federal nº 5081/66: “Compete ao cirurgião-dentista atestar, no setor de sua atividade profissional, estados mórbidos e outros, inclusive, para justificação de faltas ao emprego”. Portanto, o atestado é legalmente válido para justificar faltas ou afastamentos.

Qual a exigência de atestado médico?

Exigência de Atestado Médico. O médico tem a obrigação de fornecer o atestado médico respeitando os critérios apontados pela lei e quando a sua avaliação profissional for propensa ao caso, mas ele não deverá atestar as justificavas de acordo com as queixas de seu paciente e sim pelas informações que obteve de sua análise profissional.

Postagens relacionadas: