Como a criação de colônias em regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo contribuiu?

Índice

Como a criação de colônias em regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo contribuiu?

Como a criação de colônias em regiões banhadas pelo mar Mediterrâneo contribuiu?

Madeiras, tapetes, pedras, marfim, vidro e metais eram alguns dos produtos que atraíam a atenção dos habilidosos artesãos fenícios. Outra interessante contribuição advinda do comércio entre os fenícios foi a elaboração de um dos mais antigos alfabetos de toda História.

Como era a região fenícia é porque a geografia local influenciou no desenvolvimento marítimo dos fenícios?

A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. ... Por habitarem uma região montanhosa e com poucas terras férteis, os fenícios dedicaram-se à pesca e ao comércio marítimo. As cidades fenícias que mais de desenvolveram na antiguidade foram Biblos, Tiro e Sidon.

Qual a importância do mar Mediterrâneo para o desenvolvimento do comércio fenício?

Era por esse mar que eles realizavam o comércio e a colonização. E misturavam sua cultura com a dos outros povos.

Quais as contribuições que o comércio marítimo trouxe para os fenícios?

O comércio marítimo possibilitou ainda a colonização de vários locais no mar Mediterrâneo. Destaca-se a construção de cidades como Palermo, na Sicília, além de Cádiz e Málaga, na Espanha. Mas a que obteve maior destaque foi Cartago, no Norte da África. ... Ao lado dos sacerdotes, eles administravam as cidades fenícias.

Quais os conhecimentos marítimos que o povo fenício tinha que lhes permitiu navegar para distante do litoral e portanto viabilizando a expansão comercial?

A Navegação fenícia Usavam as estrelas, o sol, os marcos da costa, a direção dos ventos e a experiência do capitão sobre as marés, correntes e ventos da rota.

Como funcionava o comércio na época que as embarcações existiam?

A pirataria e os saques já eram práticas comuns ao comércio marítimo daquela época. Por isso, algumas embarcações se deslocavam com a proteção de outros navios de guerra equipados com remos e aríetes capazes de interceptar a ação de uma embarcação pirata.

Como era o comércio do povo fenício?

Os fenícios realizavam comércio através da galé, navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.

Qual a relação entre as feitorias e o comércio dos fenícios?

Quem administrava as feitorias eram os feitores (posto de confiança do Rei, sendo escolhidos entre a nobreza) cujas funções eram gerenciar o comércio, os mercadores e fiscalizar os escravos. ... Em muitas ocasiões, essas mesmas feitorias, serviam ainda como sede do governo das comunidades do local.

Qual a importância do Mar Mediterrâneo para os povos antigos?

Na Antiguidade, os egípcios, os fenícios, os gregos e outros povos criaram grandes civilizações na região do Mediterrâneo. Eles viajavam por suas águas para comerciar com outros povos. ... Nos séculos que se seguiram, o mar Mediterrâneo continuou a servir como rota de comércio para todos os povos da região.

Qual foi a importância da reabertura do Mar Mediterrâneo para a economia europeia?

Mar Mediterrâneo banha o norte do continente da África, sul da Europa e oeste da Ásia e tem um papel importante na história por ser a principal rota de comércio entre os países desses continentes e por estar situado bem no meio de algumas das civilizações mais antigas e mais importantes do mundo (floresceram às suas ...

Como ocorreu a colonização do mar Negro?

Em pouco tempo, a ocupação desse espaço permitiu a formação de novas rotas comerciais que abriram caminho para a colonização do Mar Negro. Nesse processo, observamos a formação de novas cidades mercantis como Bizâncio, hoje conhecida como Istambul, e Abidos.

Como foi a rota marítima comercial do Mediterrâneo?

Foi também muito importante para a rota marítima comercial dos séculos XV e XVI, pelos genoveses e venezianos com o transporte de especiarias. Atualmente, o mar Mediterrâneo vem sofrendo com as mudanças climáticas, resultado sobretudo da intervenção humana no local, por exemplo: a expansão do turismo e da pesca predatória.

Quais são as cidades mercantis do mar Negro?

Nesse processo, observamos a formação de novas cidades mercantis como Bizâncio, hoje conhecida como Istambul, e Abidos. Ao alcançarem a região litorânea do Mar Negro, os gregos passariam a conhecer outros lugares para além do mar Egeu e enfrentariam águas agitadas para, então, criarem outras colônias como Queroneso, Odessa e Tânais.

Quais países são banhados pelo Mediterrâneo?

Na Europa, os países banhados pelo Mediterrâneo são Espanha, França, Mônaco, Itália, Malta, Eslovênia, Croácia, Bósnia, Hezergovina, Montenegro, Albânia, Grécia e Turquia. Na Ásia, Síria, Líbano, Israel e Palestina; e na África, Egito, Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos.

Postagens relacionadas: