O que é necessário para divórcio extrajudicial?

Índice

O que é necessário para divórcio extrajudicial?

O que é necessário para divórcio extrajudicial?

Como fazer o divórcio extrajudicial passo a passo?

  1. Junte os documentos necessários;
  2. Consiga um advogado;
  3. Escolha um tabelião;
  4. Preencha o requerimento/petição de divórcio (geralmente é o advogado que faz essa parte);
  5. Agende um horário no tabelião para assinar a escritura;

Onde deve ser feito o divórcio extrajudicial?

O divórcio extrajudicial poderá ser feito em qualquer cartório de notas, independe do local da residência dos cônjuges ou do local da celebração do casamento, sempre com presença de advogado.

Como fazer divórcio extrajudicial em cartório?

Funciona assim: O casal, acompanhado por advogado, vai ao cartório com os documentos necessários e dá entrada no divórcio. Se estiverem atendidos todos os requisitos, todo andamento é feito no cartório mesmo e, após o processo, é lavrada a Escritura Pública de Divórcio.

O que é necessário para divórcio em cartório?

Quais os documentos necessários para fazer divórcio em cartório

  1. RG e CPF, informação sobre profissão e endereço dos cônjuges;
  2. RG e CPF, informação sobre profissão e endereço dos filhos maiores (se houver) certidão de casamento (se casados);
  3. Carteira da OAB, informação sobre estado civil e endereço do advogado;

Qual o valor de um divórcio extrajudicial?

O valor da escritura de divórcio é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado de São Paulo: R$ 465,88 (Quatrocentos e sessenta e cinco reais e oitenta e oito centavos) se o casal não tiver bens a partilhar.

Qual cartório faz separação?

O Divórcio extrajudicial pode ser feito em qualquer cartório? Sim! O Divórcio poderá ser feito em qualquer cartório de notas. E não importa onde é o domicílio do casal ou onde se localizam seus bens, eles sempre poderão escolher em qual cartório e em qual localidade preferem fazer o divórcio!

Por que é necessário o divórcio em cartório?

Por uma imposição da lei, para que o divórcio possa ser realizado em cartório, através de escritura pública, é necessário que todos os termos da separação sejam consensuais, isto é, ambas as partes precisam concordar com a decisão de se divorciar, com a partilha dos bens, com o pagamento ou não de alimentos, etc.

Como proceder ao divórcio extrajudicial?

Procedimento do divórcio extrajudicial. Todos os envolvidos com os documentos em mãos, é necessário comparecer pessoalmente no cartório. A partir do momento que o divórcio extrajudicial é realizado, no Tabelionato de Notas, a escritura deverá ser encaminhada para o Cartório de Registro Civil em que aconteceu o casamento.

Quando iniciar o processo de divórcio?

Depois de iniciar o processo de divórcio Se houver filhos menores, o acordo sobre as responsabilidades parentais é enviado ao Ministério Público que dispõe de um prazo de 30 dias para o analisar. O Ministério Público pode exigir aos pais que alterem o acordo.

Como fazer o divórcio fora do Tribunal?

O divórcio pode ser por acordo entre os membros do casal e ser tratado fora do tribunal. Se não houver acordo, será necessário fazer o pedido de divórcio num tribunal. No divórcio por mútuo consentimento, os cônjuges decidem, por mútuo acordo, terminar o casamento, sem que seja preciso divulgar as causas.

Postagens relacionadas: