Como a compactação do solo pode ser prejudicial a produção agrícola?
Índice
- Como a compactação do solo pode ser prejudicial a produção agrícola?
- Porque a compactação do solo é tão prejudicial para o mesmo?
- Como o solo fica compactado?
- Quais são as técnicas para diminuir a compactação dos solos?
- Como podemos minimizar os efeitos negativos da compactação do solo pelos herbívoros?
- Quais são as causas da compactação do solo agrícola?
- Por que a compactação prejudica a produção agrícola?
- Como ocorre a compactação do solo?
- Qual a fórmula mais utilizada para calcular a compactação do solo?
Como a compactação do solo pode ser prejudicial a produção agrícola?
Uma das consequências mais drásticas da compactação do solo para as plantas, envolve o crescimento radicular, que é a má formação estrutural das raízes, que prejudica a absorção de nutrientes e causa a baixa produtividade das culturas em um solo compactado.
Porque a compactação do solo é tão prejudicial para o mesmo?
“A compactação do solo o torna pouco poroso, e isso dificulta o desenvolvimento das raízes das plantas. Também provoca o acúmulo de adubo e outros insumos como calcário, por exemplo, na superfície, dificultando a penetração da água e das raízes” explicou Salton.
Como o solo fica compactado?
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
Quais são as técnicas para diminuir a compactação dos solos?
Uma das soluções para reduzir a compactação é diminuir a pressão aplicada ao solo, com menor carga sobre os rodados ou com aumento da área em que ela é aplicada. A agricultura moderna baseia-se no cultivo de solos agricultáveis objetivando-se criar condições adequadas ao desenvolvimento das culturas.
Como podemos minimizar os efeitos negativos da compactação do solo pelos herbívoros?
Deve-se reduzir o número de passagens de máquinas no campo, privilegiando o plantio direto ou pelo menos o cultivo mínimo, evitando inúmeras arações e gradagens. O solo deve ser mobilizado ou cultivado em condições ótimas de umidade, ou seja, levemente úmido, nunca encharcado.
Quais são as causas da compactação do solo agrícola?
Segundo Barros e Freixial (2011), a utilização de tratores de menor potência (mais leves à partida) e o menor número de passagens no terreno, diminui o risco de compactação. As máquinas pesadas (tratores e máquinas de colheita) com elevadas cargas por eixo são grandes causadoras de compactação do solo agrícola.
Por que a compactação prejudica a produção agrícola?
A compactação é danosa para a produção agrícola, pois influencia negativamente o crescimento de raízes, fazendo com que a planta tenha problemas em seu desenvolvimento.
Como ocorre a compactação do solo?
É um processo decorrente da manipulação intensiva, quando o solo perde sua porosidade pelo adensamento de suas partículas. Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
Qual a fórmula mais utilizada para calcular a compactação do solo?
Hoje, duas das fórmulas mais utilizadas para se calcular o índice de compactação do solo são a fórmula de Sanders e a dos Holandeses. Sua utilização é fácil e pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha uma base de conhecimento sobre o assunto. – Fórmula de Sanders: F = (M+m) + Mgh/x