Quais os tipos de cicatrização de feridas?
Quais os tipos de cicatrização de feridas?
a) Intenção da ferida: 1ª intenção ou primária – a cicatrização primária envolve a reepitelização, na qual a camada externa da pele cresce fechada; 2ª intenção ou secundária – é uma ferida que envolve algum grau de perda de tecido; 3ª intenção ou terciária – ocorre quando intencionalmente a ferida é mantida aberta para ...
Qual é o tipo de ferida cirúrgica é o tipo de cicatrização?
As feridas cirúrgicas (FC) são consideradas agudas, planejadas e realizadas com justaposição de bordas, cicatrizam por primeira intenção e, possuem tendência à regressão espontânea e completa em um prazo esperado.
Qual a última classificação da ferida?
A última das classificações da ferida refere-se às causas da lesão. Portanto, devemos prestar atenção se foi um objeto afiado, lacerante ou cortante. Podemos até mesmo verificar se a lesão ocorreu devido a uma arma de fogo.
Quais são os tipos de feridas?
Portanto, devemos prestar atenção aos 2 tipos de feridas que veremos a seguir: 1 Simples: afeta apenas a pele e não danifica outras partes do corpo. São lesões muito superficiais que não apresentam... 2 Complicadas: são feridas abertas e profundas que geralmente apresentam hemorragias importantes. Em alguns casos,... More ...
Como cuidar das feridas?
No entanto, existem muitos outros que precisam de atenção médica. Hoje vamos descobrir como as feridas são classificadas e, também, vamos ver como cuidar delas para que não piorem ou acabem se infectando. Classificaremos as feridas levando em conta o tipo, sua gravidade e o que as causou.
Quando começou o tratamento das feridas?
O cirurgião francês Ambroise Paré, em 1585 orientou o tratamento das feridas quanto à necessidade de desbridamento, aproximação das bordas e curativos. Lister, em 1884, introduziu o tratamento anti-séptico. No século XX, vimos a evolução da terapêutica com o aparecimento da sulfa e da penicilina.