Como as costelas se articulam com as vértebras torácicas?

Índice

Como as costelas se articulam com as vértebras torácicas?

Como as costelas se articulam com as vértebras torácicas?

Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.

Qual o tipo de articulação que Articula-se com os arcos costais?

Os arcos costais são ossos chatos e elásticos que se articulam anteriormente ao esterno, posteriormente aos corpos vertebrais, e que podem ser classificados de acordo com a sua articulação esternal (verdadeiros, falsos e flutuantes) ou de acordo com a sua morfologia (típicos ou atípicos)(3,4).

Quantos pares de costela constituem a caixa torácica qual a função das costelas?

Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.

Quantas costelas possui o tórax?

12 pares de costelas, com suas cartilagens costais.

O que tem entre as costelas?

Situados entre cada duas costelas adjacentes estão espaços anatômicos chamados de espaços intercostais. Há onze no total, cada um contendo três músculos intercostais (externo, interno e íntimo) além do feixe intercostal neurovascular. Este consiste na veia intercostal, artéria intercostal e nervo intercostal.

Quais costelas são típicas?

Costelas típicas – da 3ª à 9ª possuem características comuns, cada costela possui uma cabeça, colo, tubérculo e corpo.

Qual é o nome do tipo de articulação que ocorre entre a primeira costela e o esterno?

A articulação esternocondral ocorre entre o osso esterno e a cartilagem costal, sendo constituída de cartilaginosa hialina (apenas na 1ª costela) e classificada em sincondrose.

Qual é a classificação morfológica e funcional da articulação entre a cartilagem costal e a costela?

2) Articulações das costelas com os processos transversos das vértebras torácicas (costotransversal): Entre o tubérculo costal e a faceta articular do processo transverso das vértebras torácicas. Classificação morfológica: sinovial plana. Classificação funcional: não axial.

Quais e quantas são os tipos de costelas que formam a caixa torácica do ser humano?

A caixa torácica é composta por 12 vértebras torácicas e por 12 costelas de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras, 3 falsas e 2 flutuantes, além do esterno na parte anterior, totalizando 37 ossos.

Quais estruturas verticais Suportam a caixa torácica?

As costelas suportam a cavidade torácica e dão forma a ela. A caixa torácica segura a cintura peitoral, apoiando os ombros. Esses ossos são parte integrante da forma central de um humano.

Quais são as costelas da coluna torácica?

Ilustração: solar22 / Shutterstock.com. As costelas, juntamente com o esterno (osso localizado na região média do tronco) e cartilagens costais formam um dos maiores elementos de sustentação do corpo quando se fala em estruturas anatômicas. Os arcos costais fixam-se na coluna torácica, formando assim o que chamamos na anatomia de caixa torácica.

Como se articulam as costelas?

As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.

Qual a altura das vértebras torácicas?

Os corpos das vértebras torácicas têm uma altura um pouco maior que o corpo da VII vértebra cervical. Sua altura aumenta gradualmente quanto mais eles estão mais próximos da região lombar.

Quais são os processos das vértebras torácicas?

Os processos transversais das vértebras torácicas são direcionados para o exterior e um pouco posterior e trazem uma faceta para articulação com o cornete da costela. Os processos transversais das vértebras lombares estão localizados na frente dos processos articulares, lateralmente e um pouco posteriormente.

Postagens relacionadas: