Como a cultura maker pode contribuir com o seu processo de aprendizagem *?

Índice

Como a cultura maker pode contribuir com o seu processo de aprendizagem *?

Como a cultura maker pode contribuir com o seu processo de aprendizagem *?

Qual é a importância da cultura maker dentro das escolas? ... Além de tornar a escola um ambiente colaborativo de aprendizagem, a máxima do “faça você mesmo” possibilita mais interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas metodologias ativas de ensino.

Qual a importância da cultura maker na educação?

Dentro da Educação, a cultura maker só traz benefícios porque ajuda na formação da motricidade e agrega outras habilidades no desenvolvimento dos estudantes, como estímulo à criatividade, à ludicidade e ao espírito colaborativo, entre outros vários aspectos.

O que é cultura maker para que serve?

A cultura maker se baseia na ideia de que as pessoas devem ser capazes de fabricar, construir, reparar e alterar objetos dos mais variados tipos e funções com as próprias mãos, baseando-se num ambiente de colaboração e transmissão de informações entre grupos e pessoas.

Como aplicar a cultura maker?

Quais são os valores do movimento maker?

  1. Fazer. “Fazer é tão fundamental que o significado de ser humano”, diz. ...
  2. Compartilhar. “Você não pode fazer e não compartilhar”, diz Mark. ...
  3. Dar. Mais do que compartilhar, Mark sugere dar o que você fez. ...
  4. Aprender. ...
  5. Ter as ferramentas certas. ...
  6. Brincar ou experimentar. ...
  7. Participar. ...
  8. Apoiar.

Como colocar a tendência da cultura Maker em prática?

Como colocar essa tendência em prática? O ideal é que as escolas façam um planejamento das atividades que serão baseadas na Cultura Maker e, se possível, tenham um local dedicado à realização dessas experiências — um espaço ou laboratório maker.

Quais são as principais ferramentas e recursos que são utilizados na cultura Maker?

O que tem impulsionado o movimento é o surgimento de novas tecnologias, como as impressoras 3D, máquinas de corte à laser, kits de robótica e o próprio acesso massivo à internet de banda larga.

O que é o movimento Maker na educação?

O movimento maker, ou “faça você mesmo”, descontrói os padrões de atividades estanques e permite que os alunos desenvolvam seu conhecimento teórico através da prática. Com as atividades maker, os alunos aprendem a partir da construção de seus projetos, tornando o aprendizado um processo prazeroso.

O que são atividades maker?

O Movimento Maker é uma extensão da cultura “Faça Você Mesmo”, que incentiva a produção prática e manual por parte de pessoas comuns, fazendo-as criar, consertar e modificar objetos, desenvolvendo projetos com suas próprias mãos.

Para que serve a cultura maker Qual é a importância dela para a sociedade?

Um dos principais benefícios da cultura maker é a democratização do conhecimento a respeito do fazer. Não é mais necessário que as informações da criação de determinados itens fiquem restritas a determinadas empresas, já que as pessoas são plenamente qualificadas para “fazer elas mesmas”.

Quais são os conceitos da cultura maker?

A Cultura Maker é um movimento de incentivo à criação de instrumentos para aplicação própria, usando a criatividade e produtos já em seu poder para isso. Em outras palavras, é colocar as mãos na massa para desenvolver ideias na prática.

Como implementar a cultura maker na sala de aula?

No entanto, todo esse aparato não é necessário para implementar a ideia do “aprender fazendo”! Você pode colocar a Cultura Maker em prática na sala de aula mesmo, formando, por exemplo, uma grande bancada com as carteiras sem precisar de muitos recursos ou tecnologias.

Por que a cultura maker surgiu?

A Cultura Maker não está limitada ao ambiente escolar. Ela surgiu em comunidades que identificaram a necessidade de valorizar a colaboração como ferramenta de aprendizado. De forma geral, a proposta é muita vezes conectada à geração dos millennials, nascidos entre 19.

Como a cultura maker pode ser explorada dentro dos millennials?

Mas a Cultura Maker não está limitada aos contextos de pandemia, de distanciamento social nem mesmo dentro da esfera dos millennials. Há muito mais a ser explorado dentro de escritórios, casas de descanso ou mesmo salas de aula. Como colocar essa tendência em prática?

Como criar um ambiente especial para a cultura maker?

Ainda que um ambiente especial para o desenvolvimento de atividades da Cultura Maker seja interessante, é possível pensar que o necessário é ter um local para interagir com ferramentas, materiais, sucatas, tintas, entre outros para criar experiências e realizar algo.

Postagens relacionadas: