Como as fontes históricas precisam ser arquivadas e porquê?

Índice

Como as fontes históricas precisam ser arquivadas e porquê?

Como as fontes históricas precisam ser arquivadas e porquê?

O arquivamento das fontes históricas é, em geral, feita por dois tipos de profissionais: os museólogos e os arquivistas. Estas fontes devem ser arquivadas de maneira segura. É correto dizer, no entanto, que muitas das fontes que possuímos hoje, não estão corretamente acondicionadas.

Porque é preciso guardar as fontes históricas de maneira correta?

A preocupação com a preservação dos arquivos cresce consideravelmente em virtude da necessidade de salvaguardar a memória, instrumento primordial para o historiador. Os arquivos são espaços para busca de fontes e construção da narrativa historiográfica contribuindo também para vários campos científicos.

Onde podem ser adquiridas as fontes históricas?

Por documentos orais, escritos, imagens e objetos. Podem ser adquiridas em ruínas histórias, alguns lugares tombados, entre outros.

Como o historiador pode utilizar a memória como fonte?

Resposta: A memória é um desses rastros que o historiador pode transformar em fonte. Um resquício que persiste em continuar entre nós, que nos ajuda a estabelecer laços de identidade individual e coletiva.

O que é um registro histórico?

Os registros históricos contam histórias de nossos antepassados, histórias que talvez não poderíamos aprender de nenhuma outra forma. Registros de censos, registros vitais, registros militares e outros, todos abrem as portas para o passado.

Qual a intencionalidade da fonte histórica?

Esse tipo de narração descritiva de fatos do passado geralmente respeita uma ordem cronológica e possui certa intencionalidade - ou seja, o relato transmite um sentido particular a respeito de um acontecimento histórico.

Quais são as 5 fontes históricas?

Tipos de fontes históricas

  • Documentos textuais: cartas, crônicas, ofícios, diários, relatos.
  • Vestígios arqueológicos: objetos de cerâmica, construções, estátuas.
  • Representações pictóricas: quadros, pinturas, fotos, afrescos.
  • Registros orais: testemunhos pessoais transmitidos oralmente.

Quais são as fontes históricas escritas?

Contudo, existe uma diferença de complexidade entre elas. As fontes históricas escritas consistem em documentos que possuem frases e textos. Alguns exemplos de fontes escritas são: As fontes históricas materiais são os vestígios do passado deixados pelo homem.

Qual a diferença entre fontes e documentos históricos?

Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips. Há, é claro, uma diferença de complexidade entre as fontes.

Qual o papel das fontes para a pesquisa histórica?

Dessa maneira, as fontes assumem um papel de total importância para a pesquisa histórica dando credibilidade à mesma. O termo “fonte” é compreendido como documento que registra e comprova o vestígio do passado. Até o século XIX, acreditava-se que o passado só poderia ser estudado por meio de fontes escritas oficiais, ...

Quais são as fontes históricas mais instigantes?

Por meio dos vários tipos de moedas que já foram cunhadas ao longo da história, desde a primeira delas, feita pelo rei persa Dario I (chamada dárico), até as atuais, as moedas testemunham situações políticas, econômicas e culturais. Outro exemplo de fontes históricas bem instigantes são os monumentos, que são, também, marcos de memória.

Postagens relacionadas: