Como devemos denominar o aluno com surdez Deficiente Auditivo portador de surdez surdo-mudo mudo surdo?

Índice

Como devemos denominar o aluno com surdez Deficiente Auditivo portador de surdez surdo-mudo mudo surdo?

Como devemos denominar o aluno com surdez Deficiente Auditivo portador de surdez surdo-mudo mudo surdo?

O termo Surdo tem sido utilizado quando a pessoa com surdez é caracterizada como surdez profunda no âmbito da medicina, quando é leve ou moderada ainda persiste o termo Deficiente Auditivo, já na Comunidade Surda, o Surdo é aquele que é usuário de Libras e é pertencente a tal.

Como devemos denominar um aluno com surdez?

A principal diferença entre “Deficiente Auditivo” e “Surdo” As pessoas que têm perda profunda, e não escutam nada, são surdas. Já as que sofreram uma perda leve ou moderada, e têm parte da audição, são consideradas deficientes auditivas.

Porque o surdo não pode ser considerado surdo-mudo?

Não é correto dizer que todo surdo é surdo-mudo. A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar.

Qual a nomenclatura mais adequada na área da surdez?

A nomenclatura atual aceita pela comunidade surda, é a de surdo, uma vez que representa e mostra a identidade dos indivíduos surdos, que apresentam sua própria cultura e forma de comunicação (Libras). Diante disso, é preciso cada vez mais que a comunidade seja reconhecida, para que a inclusão social seja possível.

Porque o termo surdo-mudo além de ultrapassado é usado de forma errada?

Pois saiba que essa nomenclatura é errada. A pessoa surda não é necessariamente muda. Dizer que todo surdo é mudo é um mito que, mesmo com o passar dos anos, permanece na sociedade. Você já deve ter ouvido ou mesmo usado a expressão “surdo-mudo” para designar uma pessoa que não ouve.

Qual é a forma correta de se referir aos surdos?

Quando usar surdo-mudo, surdo ou deficiente auditivo?

  1. Deficiente auditivo ou pessoa com deficiência auditiva: o termo é correto e pode ser usado para se referir a qualquer pessoa que tenha perda auditiva, seja ela branda, moderada ou total. ...
  2. Surdo: pessoa que não escuta nada, nem com a ajuda do aparelho.

Qual a diferença da nomenclatura surdo e deficiência auditiva?

Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.

Qual é o termo correto surdo ou surdo-mudo?

O Manual explica que “não é correto dizer que alguém é surdo-mudo. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar”. Ensina que “quando quiser falar com uma pessoa surda, se ela não estiver prestando atenção em você, acene para ela ou toque, levemente, em seu braço”.

Qual a diferença entre surdos e deficientes auditivos?

E é aí que entra o aspecto cultural na diferenciação entre surdos e deficientes auditivos. O fator preponderante para a escolha de um ou outro termo é a participação na comunidade surda. As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.

Por que a surdez é uma deficiência?

Para os surdos, a surdez não é uma deficiência – é uma outra forma de experimentar o mundo. Mais do que isso, a surdez é uma potencialidade, que abre as portas para uma cultura própria muito rica, que não se identifica pelo que ouve ou não. Na comunidade surda não há “perda auditiva”, mas sim um “ganho surdo”.

Por que os alunos com surdez podem ser prejudicados?

Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, sócio-afetivo, lingüístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvi-mento da aprendizagem.

Qual a diferença entre audição e surdez?

“A surdez consiste na perda maior ou menor da percepção normal dos sons. Verifica-se a existência de vários tipos de pessoas com surdez, de acordo com os diferentes graus de perda da audição.” (MEC, 2006) Definição de Deficiência Auditiva e Surdez

Postagens relacionadas: