Qual o termo correto para deficiente mental?

Índice

Qual o termo correto para deficiente mental?

Qual o termo correto para deficiente mental?

13. deficiente mental (quando se referir a uma pessoa com transtorno mental) TERMOS CORRETOS: pessoa com transtorno mental, paciente psiquiátrico.

Quais são os tipos de deficiência mental?

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

Como dizer doente mental?

Formas pejorativas para falar como: ceguinho, surdinho, surdo mudo, deficiente mental leve, moderado ou severo, criança excepcional para designar uma Síndrome de Down, doente mental, vítima de paralisia infantil, vítima de pólio, ele sofre de paraplegia, doente de lepra, pessoa deficiente, são termos que embutem ...

Como chamar as pessoas que têm deficiência?

Como chamar as pessoas que têm deficiência? Revista da Sociedade Brasileira de Ostomizados, ano I, n. 1, 1° sem. 2003, p.8-11. [Texto atualizado em 2009] enviado para o Portal Geledés por Sacha Band

Qual a expressão mais aceita para pessoas com deficiência?

Atualmente, "pessoa com deficiência" é a expressão mais aceita no Brasil (Imagem: Patricia Bigio/ GEA MultiRio) “Inválidos”, “incapazes”, “defeituosos”, “excepcionais”, “portadores de deficiência”...muitos foram os termos usados ao longo dos anos para se referir a pessoas com deficiência.

Qual o tratamento digno para pessoas com deficiência?

Receber tratamento digno significa compreender que, como seres humanos que são, as pessoas com deficiência são únicas, isto é, incomparáveis. É, portanto, indispensável que sejam chamadas pelo nome, que é um direito da personalidade, e que sejam, por conseguinte, respeitadas de acordo com a própria individualidade.

Qual a deficiência da pessoa com deficiência?

Foi um avanço a sociedade reconhecer que a pessoa com deficiência poderia ter capacidade, mesmo que reduzida. Mas, ao mesmo tempo, considerava-se que a deficiência, qualquer que fosse o tipo, eliminava ou reduzia a capacidade da pessoa em todos os aspectos: físico, psicológico, social, profissional etc.

Postagens relacionadas: