Como deve ser realizado o processo de avaliação psicológica no contexto jurídico?

Índice

Como deve ser realizado o processo de avaliação psicológica no contexto jurídico?

Como deve ser realizado o processo de avaliação psicológica no contexto jurídico?

Por dentro da Avaliação Psicológica em Psicologia Jurídica Devem conter dados fidedignos que validam a construção do pensamento psicológico e a finalidade a que se destina. Ressalta que os profissionais devem seguir as diretrizes do Código de Ética da Psicologia, e as resoluções do Conselho Federal de Psicologia.

São exemplos de demandas judiciais para avaliação psicológica?

O exame da literatura disponível indica que os pedidos para avaliação psicológica são oriundos, principalmente, de situações que envolvem: questões relacionadas à criança e ao adolescente, considerados sujeito de direitos a partir da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente; questões relacionadas ao direito ...

O que é avaliação psicológica no contexto jurídico?

A avaliação psicológica para fins forenses é caracterizada pela produção de investigações psicológicas e comunicação de seus resultados visando à aplicação no contexto legal.

Quais instrumentos podem ser utilizados no processo de avaliação psicológica forense?

Principais instrumentos utilizados no processo de avaliação psicológica forense: entrevistas clínicas e testes psicológicos.

Qual a importância da avaliação psicológica em um processo jurídico?

A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.

Quais são os principais instrumentos e métodos utilizados pelo psicólogo jurídico?

Entre as escalas e testes foram citados: HTP, desenho da família, Pfister, WAIS, escala HARE, BFP, IFP, ETPC; além de outros instrumentos como a entrevista aberta e estruturada, análise de documentos, observações, práticas terapêuticas, visita domiciliar, atividade lúdica e contato com outros profissionais.

O que é avaliação psicológica pericial?

A perícia psicológica é um processo de investigação técnico-científica das condições psicológicas das pessoas relacionados a eventos ou fatos sob investigação, seja no plano judicial ou extrajudicial. ... No caso dos psicológos, há que se configurar, na demanda pericial, a matéria psicológica que será investigada.

Qual o objetivo da avaliação psicológica?

A avaliação psicológica é um procedimento que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

Quais os principais documentos utilizados no contexto forense?

Os documentos produzidos pelo psicólogo forense servem de auxílio ético e científico para o magistrado tomar e/ou embasar a sua decisão....As modalidades de documentos que o psicólogo pode emitir são:

  • Declaração.
  • Atestado psicológico.
  • Relatório / laudo psicológico.
  • Parecer psicológico.

Qual o processo de avaliação psicológica?

O processo de avaliação psicológica apresenta al- guns passos essenciais para que seja possível alcançar os resultados esperados, a saber: ¬ Levantamento dos objetivos da avaliação e parti- cularidades do indivíduo ou grupo a ser avaliado.

Qual a área de atuação da psicologia jurídica?

Dessa maneira, apresentamos as principais grandes áreas de atuação da psicologia jurídica: Psicologia do Crime. É o campo de atuação da psicologia jurídica que se dedica mais propriamente ao Direito Penal, tratando-se da ciência do comportamento do infrator.

Qual o teste mais adequado para a avaliação psicológica?

Seguindo essas etapas, será possível identificar o teste mais adequado para cada avaliação psicológica. Considerando a soma dessas informações, o psicólogo chegará a uma tomada de decisão na avaliação. Vamos a um último exemplo: a avaliação para diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Qual a relação entre psicologia e jurisprudência?

Com o tempo, a prática de interface entre a psicologia e a jurisprudência foi sendo legitimada, porém, conservando-se a autonomia de ambos. Tanto os psicólogos devem emitir seus pareceres sem interferência quanto os profissionais de Direito podem acatar ou não as análises e relatórios.

Postagens relacionadas: