O que esta lei representa para a comunidade surda?

Índice

O que esta lei representa para a comunidade surda?

O que esta lei representa para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a Língua Brasileira de Sinais - Libras e esse reconhecimento traz consequência positivas para a comunidade surda, que passam a ver seus direitos fundamentos sendo desvelados pela população em geral, principalmente para as vivencias em locais públicos.

O que é comunidade surda brasileira?

A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.

O que é cultura e comunidade surda quem faz parte da comunidade surda Qual a importância da comunidade surda para a conquista dos surdos o que a comunidade surda defende?

O sujeito surdo era privado de partilhar da convencional cultura ouvinte oralista, por isso a cultura surda nasceu da necessidade de uma minoria que se identificava através da Língua de sinais (LIBRAS), formando grupos para melhor comunicação e aceitação do ser surdo, alcançando expressivo crescimento e visibilidade.

Por que é tão importante essa Lei para a comunidade surda?

A lei 10.436 reconhece a legitimidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), e com isso seu uso pela comunidade surda ganha respaldo do poder e dos serviços públicos. ... A língua de sinais constitui esta ponte, portanto, importante na educação dos surdos nas classes regulares.

Por que é tão importante a Lei 10436 para a comunidade surda?

Lei10.436Lei da Libras, é considerada uma das leis mais importantes para a comunidade surda brasileira. A partir dela, a Língua Brasileira de Sinais passou a ganhar mais visibilidade no país, sendo desenvolvidas diversas ações com o objetivo de torná-la cada vez mais acessível.

É uma conquista para a comunidade surda brasileira?

Entre as principais conquistas, estão as vitórias legais, que contam com três importantes leis dos últimos 13 anos: a lei nº 10.436 (2002), que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como forma legal de comunicação; a lei nº 5.626 (2005), que exige o cumprimento da educação bilíngue (Libras e língua ...

O que é cultura e comunidade surda?

A cultura surda é o conjunto de características que tornam uma pessoa parte da comunidade surda ou do povo surdo, permitida principalmente pelo uso da língua de sinais. Logo, a cultura surda é colocada em oposição à cultura ouvinte, ou seja, o modo de ser e de se comunicar que é característico das pessoas que ouvem.

Como a comunidade surda interage com a música?

A maioria dos surdos disse perceber a música através de vibrações sonoras. Pode-se dizer que é, realmente, possível “sentir” o ritmo das canções e esse ritmo é capaz de emocionar até mesmo àqueles que não escutam a melodia, mas a percebem, por suas vibrações.

Como é organizada a comunidade surda?

A comunidade surda está organizada sob diferentes formas, como associações, cooperativas, escolas e clubes. Um dos principais fatores de reunião das pessoas surdas é a língua de sinais através da qual encontram oportunidades para compartilhar experiências, além de representar espaço de reafirmação da luta pelo direito ao uso da língua.

Como participar da comunidade de surdos?

Participar dessa comunidade não é só ter direito à acessibilidade, mas verdadeiramente ser contribuintes neste universo que é atribuído aos surdos. Determinou-se para o estudo a pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfico, baseado em teóricos a exemplo de: SKILAR, (1997), SÁ, (2002), FELIPE, (2007).

Qual a língua oficial da surda?

Apesar de ser uma ferramenta fundamental para a comunidade surda, apenas em 2002 a Libras foi considerada língua oficial do Brasil, tendo passado por anos de rejeição e preconceito. É importante ressaltar que uma identidade surda não é melhor ou pior que a outra.

Quais são as identidades do surdo?

As identidades também não são fixas, de forma que o sujeito pode se identificar com várias delas ao longo da vida. O importante é compreender como o surdo reconhece a si mesmo na sociedade para, assim, manter uma interação amistosa e uma comunicação fluida com qualquer pessoa em qualquer situação.

Postagens relacionadas: