Como tomar gliclazida 60mg?
Como tomar gliclazida 60mg?
A dose usual é de meio comprimido a dois comprimidos ao dia (máximo 120 mg) em uma única tomada por via oral no café da manhã. Isto depende da sua resposta ao tratamento. O comprimido de gliclazida 60 mg pode ser dividido igualmente pela metade.
Para que serve o remédio gliclazida 60 mg?
Para o que é indicado A gliclazida é destinada ao tratamento de diabetes tipo 2 (tipo de diabetes, no qual o paciente não necessita fazer uso de insulina), diabetes no paciente obeso, diabetes em paciente idoso e diabetes em pacientes com complicações vasculares.
Qual o efeito do gliclazida?
Como todos os medicamentos, gliclazida pode causar efeitos indesejáveis em algumas pessoas, embora nem todas as pessoas vão apresentá-los. O efeito indesejável mais comum é a hipoglicemia. Se esses sintomas não forem tratados podem evoluir para sonolência, perda de consciência e até mesmo coma.
Qual a dose recomendada de gliclazida?
Se uma dose for esquecida, a dose seguinte não deve ser aumentada. Como para todos os medicamentos hipoglicemiantes, a dose deverá ser ajustada conforme a resposta metabólica individual de cada paciente (glicemia, HbA1c). A dose inicial recomendada de Gliclazida é de 1 comprimido (30 mg) ao dia.
Qual a contraindicação da gliclazida?
A gliclazida está contraindicada nos seguintes casos: - alergia (possui hipersensibilidade) à gliclazida, qualquer outro componente da fórmula da gliclazida, outros medicamentos da mesma classe (sulfoniureias) ou outros medicamentos relacionados (sulfamidas hipoglicemiantes);
Como a gliclazida reduz os níveis de glicose?
Gliclazida reduz os níveis sanguíneos de glicose por estimulação da secreção de insulina pelas células beta das ilhotas de Langerhans. O aumento de insulina pós-prandial e a secreção de peptídeo C persistem após 2 anos de tratamento. Além destas propriedades metabólicas, a Gliclazida possui propriedades hemovasculares.
Como o tratamento com gliclazida pode levar a hipoglicemia?
Assim como outras sulfonilureias, o tratamento com Gliclazida pode levar a ocorrência de hipoglicemia, se as refeições forem realizadas em intervalos irregulares e, em particular, se as refeições forem puladas.