Como detectar megacólon?

Índice

Como detectar megacólon?

Como detectar megacólon?

Como confirmar: o diagnóstico do megacólon congênito é feito pela observação dos sintomas da criança pelo médico, realização do exame físico, além da solicitação de exames como raio-x do abdômen, enema opaco, manometria anorretal e biópsia retal, que permitem confirmar a doença.

Quais os sintomas do megacólon?

Entre os principais sintomas de megacólon, é possível destacar: prisão de ventre severa, onde o paciente não consegue mais eliminar fezes por conta do tamanho do cólon, dificuldade de eliminar até mesmo gases, fortes dores de barriga, inchaço abdominal, desconforto constante, náuseas e vômitos.

Quais os tipos de megacólon?

As causas mais comuns são:

  1. Megacólon congênito. ...
  2. Megacólon adquirido. ...
  3. Megacólon tóxico.

O que causa hirschsprung?

A Doença de Hirschsprung decorre da ausência dos três plexos nervosos da parede das porções terminais do intestino grosso, em extensões variáveis – desde um segmento muito curto junto ao esfíncter interno do ânus até o comprometimento extenso e muito grave de todo o colo e íleo terminal.

O que é megacólon chagásico?

O megacólon chagásico é a complicação mais freqüente da doença de Chagas. A infecção ocasiona a destruição dos plexos mioentérico e submucoso, especialmente em seu componente parassimpático, levando ao surgimento de um obstáculo funcional à passagem das fezes (1).

O que é megacólon funcional?

Megacolon é uma aumento no tamanho do intestino grosso, associado com a perda de função progressiva dele, fazendo com que o paciente demore cada vez mais tempo entre uma evacuação e outra. Alguns pacientes chegam a demorar 3 ou 4 semanas para evacuar as fezes.

O que a Chagas causa no intestino?

O quadro clínico da doença de Chagas afetando o intestino grosso se caracteriza pelo aparecimento da constipação intestinal que, na grande maioria das vezes, é de evolução lenta e progressiva.

O que é Dolicomegacólon?

O dolicomegacólon consiste no aumento do comprimento e diâmetro dos segmentos do cólon, causando alteração da motilidade e interferindo no funcionamento do trânsito intestinal. Pode ser classificado em: Aganglionose Con- gênita ou Doença de Hirschsprung; o Megacólon Chagá- sico ou Adquirido e o Idiopático.

Como é conhecida a doença de hirschsprung?

(Megacolo congênito) É uma anomalia congênita da inervação do intestino baixo, geralmente limitado ao cólon, resultando de obstrução parcial ou total. Os sintomas são de obstipação e distensão. O diagnóstico é feito por meio de enema baritado e biópsia do reto.

Por que o paciente com megacólon congênito precisa de procedimento cirúrgico urgente?

Deixada evoluir sem o tratamento precoce, em geral, ela provoca retardo do desenvolvimento que, não raramente, culmina com a morte, quase sempre associada a enterocolites graves. O tratamento é cirúrgico e se resume na retirada do segmento denervado, com reconstrução imediata do trânsito intestinal.

Postagens relacionadas: