Quais as características da anemia perniciosa?
Índice
- Quais as características da anemia perniciosa?
- Como diagnosticar anemia Macrocitica?
- Qual a faixa etária mais acometida pela anemia perniciosa?
- O que causa a anemia perniciosa?
- Quais são as características da pelagra?
- O que é anemia megaloblástica?
- O que é anemia macrocítica?
- Como identificar anemia Hemolitica no hemograma?
- ¿Qué síntomas puede presentar una anemia perniciosa?
- ¿Cómo se diagnostican las anemias?
- ¿Cómo tratar una anemia aplásica?
- ¿Cómo tratar una anemia de enfermedad crónica?
Quais as características da anemia perniciosa?
A anemia perniciosa, também conhecida como anemia de Addison, é um tipo de anemia megaloblástica causada pela deficiência de vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo, levando a sintomas como fraqueza, palidez, cansaço e formigamento das mãos e pés, por exemplo.
Como diagnosticar anemia Macrocitica?
O diagnóstico normalmente baseia-se no esfregaço sanguíneo periférico . Quando franca, a anemia é macrocítica com MCV > 100 fL/célula na ausência de deficiência de ferro, traços de talassemia ou doença renal.
Qual a faixa etária mais acometida pela anemia perniciosa?
Apesar de poder surgir em qualquer pessoa de qualquer parte do mundo, a incidência maior de anemia perniciosa ocorre no norte da Europa e em países escandinavos. Além disso, a doença costuma aparecer depois dos 30 anos de idade, mas também pode surgir antes, principalmente em crianças (anemia perniciosa juvenil).
O que causa a anemia perniciosa?
Causas da anemia perniciosa A anemia perniciosa é causada pela ausência do fator intrínseco, proteína especial, onde a vitamina B12 se liga para ser absorvida pelo trato gastrointestinal.
Quais são as características da pelagra?
A pelagra é uma doença rara causada pela deficiência de vitamina B3, também conhecida como niacina, no organismo, o que pode provocar alterações na pele, diarreia e alterações neurológicas, como dor de cabeça, confusão mental e perda de memória, por exemplo.
O que é anemia megaloblástica?
Anemias Megaloblásticas são anemias causadas por uma série de distúrbios provocados pela síntese comprometida do DNA. A divisão celular é lenta, porém o desenvolvimento citoplasmático progride normalmente, de modo que células megaloblásticas tendem a ser grandes, com uma proporção aumentada de RNA em relação ao DNA.
O que é anemia macrocítica?
A anemia macrocítica é caracterizada pela existência de glóbulos vermelhos com um tamanho maior que o normal. É, geralmente, causada por uma carência de vitamina B12 ou B9 (ácido fólico) no sangue e pode ter origem noutras patologias como, por exemplo, anemia perniciosa (doença auto-imune com gastrite atrófica).
Como identificar anemia Hemolitica no hemograma?
A anemia hemolítica é moderada; o hemograma mostra numerosos leptócitos, raros drepanócitos e alguns eritrócitos com uma forma peculiar, ditos pecilócitos SC, decorrentes da dupla cristalização das hemoglobinas anormais; a CHCM costuma estar diminuída (hipocromia sem microcitose).
¿Qué síntomas puede presentar una anemia perniciosa?
La anemia perniciosa también se puede presentar después de una cirugía de derivación gástrica. Es posible que algunas personas no tengan síntomas. Los síntomas pueden ser leves. Si tiene niveles bajos vitamina B12 por un largo tiempo, puede presentar daño al sistema nervioso. Los síntomas pueden abarcar:
¿Cómo se diagnostican las anemias?
Los médicos diagnostican las anemias por deficiencia de vitaminas a través de análisis de sangre que verifican: La cantidad y la apariencia de los glóbulos rojos. Las personas con anemia tienen menos glóbulos rojos de lo normal.
¿Cómo tratar una anemia aplásica?
Anemia aplásica. El tratamiento para esta anemia puede incluir transfusiones de sangre para aumentar los niveles de glóbulos rojos. Podrías necesitar un trasplante de médula ósea si tu médula ósea no puede producir células sanguíneas sanas.
¿Cómo tratar una anemia de enfermedad crónica?
Anemia de enfermedad crónica. No existe un tratamiento específico para este tipo de anemia. ... El manejo de las anemias hemolíticas incluye evitar medicamentos sospechosos, tratar infecciones y tomar medicamentos que inhiban tu sistema inmunitario, que podría estar atacando tus glóbulos rojos.