Como identificar atonia uterina?

Índice

Como identificar atonia uterina?

Como identificar atonia uterina?

O diagnóstico é feito durante o exame físico imediatamente após o término do parto. A atonia uterina difusa é tipicamente diagnosticada pela observação de perda de sangue maior do que o normal durante o exame, demonstrando útero flácido e aumentado, que pode conter uma quantidade significativa de sangue .

O que é a atonia uterina?

A atonia uterina corresponde à perda da capacidade de contração do útero após o parto o que aumenta o risco de hemorragia pós-parto, colocando em risco a vida da mulher.

O que é útero Hipotonico?

"Após o parto, as fribras musculares do útero devem se contrair para obstruir os vasos sanguíneos que ficaram abertos após a retirada da placenta", explica a ginecologista Carolina Ambrogini. "Se não há contração, dizemos que o útero se tornou hipotônico, amolecido.

Como tratar atonia uterina?

A ocitocina é o fármaco de primeira escolha no tratamento da atonia uterina e seu uso profilático em pacientes com fator de risco reduz a ocorrência de HPP.

O que pode causar atonia uterina?

FATORES DE RISCO "Inflamações no útero, como a corioamniolite, infecção bacteriana das membranas fetais, também podem provocar atonia", afirma Carolina Ambrogini, ginecologista e colunista da CRESCER. Partos muito prolongados, como os induzidos, também podem provocar atonia uterina.

Como saber se o útero está voltou ao tamanho normal?

De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

O que que é atonia?

Falta de força muscular ou em outros órgãos. Fraqueza da túnica muscular do estômago. Falta congénita de força nos músculos.

O que pode causar hemorragia na hora do parto?

Outras causas da hemorragia pós-parto incluem

  • Lacerações do trato genital.
  • Prolongamento da episiotomia.
  • Ruptura uterina.
  • Distúrbios hemorrágicos.
  • Retenção de fragmentos de placenta.
  • Hematoma.
  • Inversão uterina.
  • Infecção intra-amniótica.

Quanto tempo o útero volta ao normal após o parto?

Em torno de dois meses após o parto (normal ou cesário) o útero volta ao seu tamanho normal dentro da pelve, independente do uso de cintas ou faixas. Porém muitas modificações do corpo da mulher podem demorar mais tempo para regredir ou mesmo mudanças definitivas podem ocorrer.

Postagens relacionadas: