Qual a causa para a deficiência de G6PD?

Índice

Qual a causa para a deficiência de G6PD?

Qual a causa para a deficiência de G6PD?

A deficiência de desidrogenase de glicose-6-fosfato (G6PD) é um defeito enzimático ligado ao cromossomo X comum nos negros, que pode resultar em hemólise após doença aguda ou ingestão de fármacos oxidantes (incluindo salicilatos e sulfonamidas).

O que quer dizer Exame G6PD?

Esse exame mede a quantidade de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) nas hemácias. A G6PD é uma enzima que protege as hemácias dos efeitos de oxidação. Se não houver G6PD suficiente, a hemácia fica mais vulnerável à lesão oxidativa.

Qual o valor normal de G6PD?

Os valores de referência para a atividade da G6PD, utilizados neste estudo, variaram de < 2,6 U/gHb para pacientes deficientes, entre 2,6 - 7,7 U/gHb para parcialmente deficientes e pacientes normais com atividade > 7,7 U/gHb.

Qual o normal de G6PD?

No Brasil a frequência de deficiência de G6PD é de 2 a 3% da população e a maioria dos casos são assintomáticos, 98% destes é devido a variante africana que provoca uma deficiência moderada.

Qual a importância da enzima glicose-6-fosfato desidrogenase?

A Glicose-6-Fosfato Desidrogenase, mais conhecida como G6PD, é uma enzima presente em todas as células do nosso corpo, auxiliando na produção de substâncias que as protegem de fatores oxidantes.

Como que a deficiência de G6PD está relacionada ao acúmulo de radicais livres nas hemácias podendo levar a quadros de anemia hemolítica?

A deficiência de G6PD torna o eritrócito suscetível ao estresse oxidativo, o que diminui a sobrevida dos eritrócitos. A hemólise ocorre depois de estresse oxidativo, comumente após febre, infecção bacteriana ou viral aguda e cetoacidose diabética .

Qual a função da enzima G6PD?

A glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) é uma enzima que faz parte da produção de energia e, sua falta, em situações específicas, pode levar à oxidação e destruição de células do corpo. Isso pode ocorrer em todas as células, mas as mais afetadas geralmente são as vermelhas do sangue (hemácias).

Postagens relacionadas: