Como identificar a dengue no exame de sangue?
Índice
- Como identificar a dengue no exame de sangue?
- Qual o nível de plaquetas de uma pessoa com dengue?
- Qual exame detecta dengue Zika e chikungunya?
- O que altera no exame de sangue quando está grávida?
- Como fazer o diagnóstico preciso da dengue?
- Qual o resultado do sangue para dengue?
- Como fazer o exame de sangue para dengue durante a gravidez?
- Como fazer o PCR para diagnóstico de dengue?
Como identificar a dengue no exame de sangue?
Com base no Hemograma do paciente, o médico poderá suspeitar de dengue através da análise do número de leucócitos (glóbulos brancos de defesa) e de plaquetas (agentes da coagulação), que se encontrarão diminuídos.
Qual o nível de plaquetas de uma pessoa com dengue?
Plaquetas são células essenciais para a coagulação do sangue. Os anticorpos que o organismo produz para combater o vírus podem destruir as plaquetas. Uma pessoa saudável tem entre 1 mil plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai e pode ficar abaixo de 20 mil, nível perigoso, com risco de sangramento.
Qual exame detecta dengue Zika e chikungunya?
Teste molecular para detecção de Zika, Dengue ou Chikungunya O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros 5 dias de sintomas.
O que altera no exame de sangue quando está grávida?
O melhor teste para a confirmação da gravidez é o exame de sangue, já que por meio desse exame é possível detectar pequenas quantidades do hormônio HCG, que é produzido durante a gestação. O resultado do exame de sangue indica que a mulher está grávida quando os valores do hormônio beta-HCG são maiores que 5,0 mlU/ml.
Como fazer o diagnóstico preciso da dengue?
Se o paciente procurar atendimento nos primeiros 5 dias após o aparecimento dos sintomas, o diagnóstico preciso da dengue pode ser feito através dos exames: NS1: Serve para identificar a proteína NS1 do vírus da dengue presente no sangue, podendo detectar até 80% dos casos da doença;
Qual o resultado do sangue para dengue?
Pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes ou tem problemas de coagulação podem sofrer com um sangramento contínuo após a coleta. Nesses casos, é importante informar o profissional de saúde do problema com antecedência. O resultado do exame de sangue para dengue é obtido geralmente em dois dias úteis.
Como fazer o exame de sangue para dengue durante a gravidez?
Não há contraindicações para a realização do exame de sangue para dengue durante a gravidez. Não é necessário qualquer preparo para fazer o exame de sangue para dengue. Ele costuma ser feito sem agendamento, uma vez que ele só é feito quando um paciente vai ao hospital ou clínica se queixar dos sintomas.
Como fazer o PCR para diagnóstico de dengue?
Não é muito comum fazer o exame molecular para diagnóstico de dengue. Geralmente é feito o exame de sorologia, que detecta a presença de anticorpos responsáveis por combater o vírus da dengue no sangue do paciente. A principal indicação do exame de PCR para dengue são pessoas que apresentam sintomas da doença.