Como saber se estou com dengue pelas plaquetas?
Como saber se estou com dengue pelas plaquetas?
Exames de sangue Além disso, normalmente é observado o aumento do número de linfócitos (linfocitose) com a presença de linfócitos atípicos, além de trombocitopenia, que é quando as plaquetas encontram-se abaixo de 100000 /mm³, quando o valor de referência é entre 150000 /mm³.
Como é feito o teste rápido da dengue?
O diagnóstico é realizado após o quinto dia de suspeita da doença com amostras de sangue (uma gota por punção digital), mas também podem ser utilizadas amostras de soro ou plasma. A amostra biológica é colocada na área teste do cassete e depois é adicionada uma solução tampão, fornecida dentro do kit.
Quanto Tempo Demora o exame de sangue para dengue?
O exame de sangue para dengue leva poucos minutos para ser realizado, podendo demorar mais nos casos em que o profissional de saúde tem dificuldade para acertar a veia e coletar o sangue. Não há nenhuma recomendação especial após o exame. O paciente pode fazer suas atividades normalmente.
Como é possível identificar o vírus da dengue no sangue?
O isolamento é feito por meio da análise de uma amostra de sangue, que deve ser coletada assim que surgirem os primeiros sintomas. Essa amostra de sangue é enviada para o laboratório e, por meio de técnicas de diagnóstico molecular, como a PCR, por exemplo, é possível identificar a presença do vírus da dengue no sangue.
Quais são os testes para detectar dengue?
Os testes para detectar dengue já estão bem-estabelecidos no Brasil, no entanto alguns apresentam reação cruzada com outras doenças e resultado falso positivo-negativo. Por isso, é importante que o profissional analise os resultados considerando o quadro clínico do paciente e a situação endêmica local.
Qual o protocolo para o diagnóstico de dengue?
Dengue : diagnóstico e manejo clínico: adulto e criança / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Diretoria Técnica de Gestão. – 4. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013 Brasil. Prefeitura de Belo Horizonte. Protocolo para atendimento aos pacientes com suspeita de dengue - 2014. Belo Horizonte, 2013. Brasil.