O que é a nefropatia?

Índice

O que é a nefropatia?

O que é a nefropatia?

A nefropatia é um termo médico largo usado para denotar a doença ou o dano do rim, que pode eventualmente conduzir à insuficiência renal.

Como se desenvolve a nefropatia diabética?

A nefropatia diabética inicia-se com hiperfiltração glomerular (aumento da taxa de filtração glomerular); a taxa de filtração glomerular normaliza-se com a lesão renal inicial e hipertensão leve, que se agrava ao longo do tempo.

Quais os sintomas de nefropatia diabética?

Sintomas da nefropatia do diabético

  • Edema ou inchamento dos tornozelos, dos pés, dos pés mais baixos ou das mãos devido à retenção da água.
  • Urina que é espumosa ou espumoso na aparência devido à proteína excessiva que está sendo excretada na urina. ...
  • Ganho de peso devido à retenção fluida e ao edema.
  • Náusea e vômito.

Qual a causa da nefropatia diabética?

A nefropatia diabética corresponde a esclerose e fibrose glomerulares causadas por alterações metabólicas e hemodinâmicas do diabetes mellitus. Manifesta-se como albuminúria lentamente progressiva com agravamento da insuficiência renal e hipertensão.

O que é uma nefropatia grave?

Em decorrência, será considerada nefropatia grave a enfermidade de evolução aguda ou crônica, que, em caráter transitório ou permanente, acomete por tal forma o rim, a ponto de ocasionar grave insuficiência renal e/ou acarretar risco de vida.

Como Prevenir a nefropatia diabética?

Como Fazer a Prevenção da Nefropatia Diabética? Pessoas com diabetes devem trabalhar para manter seus níveis de glicose no sangue sob controle para reduzir suas chances de desenvolver nefropatia diabética. Também é vital manter a pressão sanguínea a um nível saudável.

Qual o tamanho da nefropatia diabética?

Na nefropatia diabética, os rins geralmente são normais ou aumentados de tamanho (> 10 a 12 cm de comprimento). Nefropatia diabética é assintomática nos estágios iniciais. Microalbuminúria constante é o sinal mais precoce da doença. A hipertensão e algum grau de edema postural eventualmente se desenvolvem na maioria dos pacientes não tratados.

Como retardar a progressão da nefropatia diabética?

Reduzir a pressão arterial e manter o controle do açúcar no sangue é absolutamente necessário para retardar a progressão da nefropatia diabética. Alguns medicamentos chamados inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) podem ajudar a retardar a progressão do dano renal.

Quais os estágios da nefropatia diabética?

Os estágios da nefropatia diabética são determinados pela extensão do dano renal e pela taxa de filtração glomerular, ou TFG. A TFG pode dizer ao médico como os rins estão funcionando bem. Uma baixa TFG indica problemas renais. Estágio 1: dano renal presente, mas função renal normal; TFG acima de 90.

Postagens relacionadas: