Quais são as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra?

Índice

Quais são as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra?

Quais são as doenças genéticas ou hereditárias mais comuns da população negra?

De acordo com a 3a edição da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), as doenças mais comuns nessa população e que possuem alguma ligação genética ou hereditária são a anemia falciforme, o diabetes mellitus tipo II, a hipertensão arterial e a deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase.

Quais são os indicadores e dados sobre a saúde da população negra?

Os números absolutos de mortes maternas, segundo cor da pele ou raça no Brasil, entre os anos 20, mostram que as mulheres negras representam mais de 60% dessa análise. E entre as principais causas desse tipo de morte estão a hipertensão, seguida de hemorragias e infecção puerperal.

Porque a anemia falciforme é mais comum na etnia negra?

Ela destaca que a prevalência da anemia falciforme na população negra e mestiça dá-se por conta de uma mutação genética que surgiu no continente africano, trazida ao Brasil no período da escravidão.

Por que o diabetes atinge com mais frequência a população negra?

Esta prevalência de DM seria, portanto, determinada por interação de fatores genéticos, ambientais e culturais. Alguns autores defendem que o mecanismo primário para o desenvolvimento de DM2 nos negros seria a hiperinsulinemia e a resistência à insulina.

Quais as doenças mais frequentes na população negra?

Podemos dividir as doenças mais comuns na população negra em 3 grupos: 1) as geneticamente determinadas (anemia falciforme, deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase e foliculite), 2) as adquiridas (desnutrição, anemia ferropriva, mortalidade infantil, depressão, tuberculose) e 3) as de evolução agravada ( ...

São mais frequentes na população negra doenças relacionadas a qual sistema corpóreo?

O diabetes atinge com mais frequência os homens negros (9% a mais que os homens brancos) e as mulheres negras (em torno de 50% a mais que as mulheres brancas).

O que é saúde da população negra?

Inclui ações de cuidado, atenção, promoção à saúde e prevenção de doenças, bem como de gestão participativa, participação popular e controle social, produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

Qual é a origem da anemia falciforme?

A doença falciforme teve origem na África e chegou ao continente americano em função do tráfico de pessoas negras escravizadas, durante o período colonial.

Qual a relação entre a malária e a anemia falciforme?

Doença modifica glóbulos vermelhos e bloqueia transporte do parasita. Estudo foi publicado pela revista 'Science'. Desde a década de 1940, os cientistas sabem que a anemia falciforme, uma doença hereditária que causa mutação nos glóbulos vermelhos do sangue, protege seus portadores contra a malária.

Como realizar o exame de edema pulmonar?

Em seguida, o especialista poderá solicitar a realização de alguns exames específicos para diagnosticar seu caso como de edema pulmonar ou, ainda, para eliminar possíveis outras causas. Veja:

Quais são os sintomas de edema pulmonar súbito?

Sintomas de edema pulmonar súbito (agudo) 1 Falta de ar extrema ou dificuldade de respirar ( dispneia ), que piora quando deitado 2 Sensação de sufocamento ou afogamento 3 Ansiedade e inquietação 4 Tosse que produz escarro que pode vir acompanhado de sangue 5 Dor no peito, se o edema for causado por doença cardíaca Arritmia cardíaca More ...

Como diagnosticar edema pulmonar crônico?

Piora súbita dos sintomas associados com edema pulmonar crônico ou edema pulmonar de alta altitude devem ser tratados imediatamente também. Entre as especialidades que podem diagnosticar um edema pulmonar estão:

Como reduzir o risco de edema pulmonar?

Insuficiência cardiovascular é a principal causa de edema pulmonar. Você pode reduzir o risco de vários tipos de problemas cardíacos, seguindo estas sugestões: Hipertensão pode levar a doenças graves, como acidente vascular cerebral (AVC), doenças cardiovasculares e insuficiência renal.

Postagens relacionadas: