Como saber se a pessoa tem hipotireoidismo?
Índice
- Como saber se a pessoa tem hipotireoidismo?
- Quais exames devo fazer para saber se tenho hipertireoidismo?
- Como saber se é hiper ou hipotireoidismo?
- Qual diagnóstico está associado à elevação do TSH e níveis normais de T3 e T4?
- Quais as principais complicações a nível sistémico do hipertireoidismo?
- Quem tem hipertireoidismo pode engordar?
- Qual é a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?
- Como é possível o diagnóstico do hipertireoidismo?
- Como prevenir o hipotireoidismo?
- Como o teste consegue medir o hipotireoidismo?
- Como diagnosticar o hipertireoidismo subclínico?
Como saber se a pessoa tem hipotireoidismo?
O hipotireoidismo ocorre quando não há a produção necessária dos hormônios da tireoide, causando sintomas como:
- Perda de apetite;
- Facilidade em ganhar peso;
- Sonolência;
- Fadiga;
- Redução dos batimentos cardíacos;
- Dificuldade de raciocínio.
- Desânimo.
Quais exames devo fazer para saber se tenho hipertireoidismo?
O diagnóstico de hipertireoidismo é feito através de exames de sangue, com a dosagem dos hormônios tireoidianos (T3 e T4, que ficam aumentados) e do hormônio que regula a tireoide, o TSH.
Como saber se é hiper ou hipotireoidismo?
O diagnóstico pode ser feito pela dosagem do hormônio TSH produzido pela hipófise e dos hormônios T3 e T4 produzidos pela tireoide. Níveis elevados de TSH e baixos dos hormônios da tireoide caracterizam o hipotireoidismo. TSH baixo e alta dosagem de hormônios da tireoide caracterizam o hipertireoidismo.
Qual diagnóstico está associado à elevação do TSH e níveis normais de T3 e T4?
O TSH é padrão-ouro para avaliação da função tireoidiana, com sensibilidade de 98% e especificidade de 92% para definição do diagnóstico. No hipotireoidismo primário (95% dos casos) há inicialmente a elevação de TSH e, na evolução, redução dos níveis de T4 e, posteriormente, de T3.
Quais as principais complicações a nível sistémico do hipertireoidismo?
Se não tratada, a doença pode levar ao comprometimento da visão e cegueira, desenvolvimento de osteoporose, além de ocasionar arritmias cardíacas que podem levar à morte.
Quem tem hipertireoidismo pode engordar?
Embora um dos sintomas mais comuns do hipertireoidismo seja a perda de peso, em alguns casos, as pessoas podem engordar. Isto pode acontecer porque o aumento do metabolismo causado pelo hipertireoidismo também causa um aumento do apetite, o que leva algumas pessoas a comer mais, podendo, em alguns casos, engordar.
Qual é a diferença entre hipotireoidismo e hipertireoidismo?
A tireoide produz os hormônios tireoidianos, que são responsáveis por várias atividades do corpo, principalmente aquelas relacionadas com a taxa de metabolismo de diversos órgãos e sistemas. O aumento da secreção dos hormônios tireoidianos é o hipertireoidismo, enquanto sua secreção diminuída é o hipotireoidismo.
Como é possível o diagnóstico do hipertireoidismo?
O diagnóstico do hipertireoidismo é possível através da dosagem no sangue dos hormônios relacionados com a tireoide, sendo indicada a avaliação dos níveis de T3, T4 e TSH.
Como prevenir o hipotireoidismo?
Mesmo na ausência dos sintomas do hipotireoidismo, é importante informar ao médico se há casos da doença em parentes próximos. Também vale relatar qualquer cirurgia ou radioterapia realizada na região do pescoço. Todas essas informações são valiosas para flagrar uma possível falha no fornecimento de T3 e T4 para o organismo.
Como o teste consegue medir o hipotireoidismo?
O teste consegue medir as dosagens de T3 e T4. Se a dupla estiver lá embaixo, há suspeita de hipotireoidismo. Acontece que as quedas hormonais não são perceptíveis no início do quadro. O tira-dúvidas é a medição do TSH, o hormônio da hipófise. Se ele estiver muito elevado, é sinal de problema.
Como diagnosticar o hipertireoidismo subclínico?
Hipertireoidismo subclínico. O hipertireoidismo subclínico os sinais e sintomas podem não estar presentes ou serem tão sutis que o médico não desconfia da tireoide. Esta alteração pode ser diagnosticada através do exame de sangue que evidencia TSH baixo, menor que 0,1 microU/mL enquanto que T3 e T4 estão com valores normais.