Como identificar torção testicular?
Índice
- Como identificar torção testicular?
- Quando ocorre a torção testicular?
- Como se torcer um testículo?
- Como desfazer torção testicular?
- Quanto tempo demora a cirurgia de torção testicular?
- Quem teve torção testicular pode ter de novo?
- Como evitar torção de testículo?
- Quem tem apenas um testículo?
- Quem retira um testículo pode ter filho?
- Como fazer o diagnóstico e tratamento de torção testicular?
- Por que a torção de testículo pode levar à infertilidade?
- Como evitar a distorção do testículo?
- Qual a dor mais comum do testículo?
Como identificar torção testicular?
Sintomas da torção testicular
- Dor intensa e repentina nos testículos;
- Inchaço e aumento da sensibilidade no escroto;
- Presença de um testículo mais elevado do que o outro;
- Dor na barriga ou nas virilhas;
- Dor forte ao urinar;
- Náuseas, vômitos e febre.
Quando ocorre a torção testicular?
A torção testicular ocorre, geralmente, em rapazes com idades de 12 e 18 anos e, às vezes, ocorre durante a infância, mas pode ocorrer em qualquer idade. O desenvolvimento anômalo do cordão espermático ou da membrana que envolve o testículo possibilita o aparecimento da torção testicular.
Como se torcer um testículo?
A torção acontece quando um canal chamado cordão espermático, que liga os testículos ao abdome, acidentalmente rotaciona e “torce”. Por esse cordão passam veias, nervos, vasos linfáticos, a artéria testicular e o canal deferente (que conduz os espermatozoides).
Como desfazer torção testicular?
Quando não houver previsibilidade de cirurgia dentro de duas horas, é possível tentar desfazer a torção testicular manualmente. A técnica normalmente empregada é a rotação do testículo em direção à coxa ipsilateral (de medial para lateral), visto que a maior parte das torções se dá na direção medial.
Quanto tempo demora a cirurgia de torção testicular?
A cirurgia de torção testicular ou torção do funículo espermático dura em média 30 a 40 minutos. Consiste em desfazer a torção e avaliar a viabilidade do testículo após essa manobra. Em caso de o testículo ser viável, o mesmo é preservado e fixado para evitar nova torção.
Quem teve torção testicular pode ter de novo?
Quando um médico opera o paciente de torção de testículo ele fixa o testículo à parede do escroto impedindo que o mesmo volte a torcer. Geralmente no mesmo ato cirúrgico o urologista aborda também o testículo do outro lado e o fixa tornando quase impossível que ocorra nova torção testicular.
Como evitar torção de testículo?
Embora não seja possível prevenir a torção testicular, uma boa técnica cirúrgica pode impedir o testículo de se torcer novamente.
Quem tem apenas um testículo?
O homem que possui apenas 1 testículo, mas não apresenta nenhum outro problema desses continuará fértil. Os testículos são responsáveis pela produção de espermatozoides e, na ausência de um dos testículos, o outro pode devidamente continuar a produzir na quantidade suficiente capaz de garantir a fertilidade do homem.
Quem retira um testículo pode ter filho?
Não. Os dois testículos produzem os espermatozóides e os hormônios masculinos do homem e dos mamíferos machos. A falta de um deles não interrompe essas funções.
Como fazer o diagnóstico e tratamento de torção testicular?
Diagnóstico e Tratamentos de Torção Testicular: Se você sofre de algum destes sintomas, o que você precisa fazer é ir a um médico imediatamente.
Por que a torção de testículo pode levar à infertilidade?
A torção de testículo pode levar à perda da glândula devido a uma isquemia irreversível, mas pode também gerar uma infecção local e até mesmo a infertilidade naqueles jovens com testículos mantidos viáveis no escroto.
Como evitar a distorção do testículo?
Se após a distorção o testículo ganhar viabilidade novamente (a coloração azul dá lugar a uma coloração rósea no testículo), deve-se fazer a fixação na bolsa testicular não apenas do testículo torcido, mas também do testículo normal. Desta forma evitam-se novas torções testiculares no futuro.
Qual a dor mais comum do testículo?
Uma dor súbita e de grande intensidade, associada a inchaço na bolsa escrotal, é a apresentação clínica mais comum da torção do testículo. Náusea e vômitos também são frequentes.