Como identificar um paciente com infarto agudo do miocárdio?
Índice
- Como identificar um paciente com infarto agudo do miocárdio?
- Qual o exame para detectar o infarto?
- Como se sabe que está tendo um infarto?
- Quais são os exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de IAM?
- Quanto tempo demora para ter um infarto?
- Qual a evolução de um infarto do miocárdio agudo?
- Como é a avaliação do infarto do miocárdio?
- Quanto Tempo Demora uma angiografia coronária após o infarto?
- Quais são os critérios para o diagnóstico do miocárdio?
Como identificar um paciente com infarto agudo do miocárdio?
Principais sintomas
- Tontura;
- Mal-estar;
- Enjoo;
- Suor frio;
- Palidez;
- Sensação de peso ou queimor no estômago;
- Sensação de aperto na garganta;
- Dor na axila ou no braço esquerdo.
Qual o exame para detectar o infarto?
Exame físico
- Um teste de esforço físico.
- Raio-x do tórax.
- Monitoramento contínuo de Eletrocardiograma (ECG ambulatorial, monitoramento Holter) - este é um monitor que avalia o ritmo cardíaco ao longo do tempo, durante as atividades diárias regulares.
Como se sabe que está tendo um infarto?
Fique atento se tiver:
- Dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e pode se irradiar para pescoço, mandíbula, costas, braço ou ombro esquerdo (também pode se manifestar como queimação, sensação de peso ou aperto no peito e formigamento no braço);
- Náuseas e/ou vômito;
- Sudorese, suor frio;
Quais são os exames laboratoriais que auxiliam no diagnóstico de IAM?
O ECG é o exame mais simples no diagnóstico do IAM, o primeiro a ser utilizado na chegada do paciente ao pronto atendimento, que junto a dosagem dos marcadores de lesão miocárdica auxiliam no diagnóstico e na diferenciação das causas de dor torácica (MISSAGLIA; NERIS; SILVA, 2013; ROCHA et al., 2012).
Quanto tempo demora para ter um infarto?
A crise pode durar meia hora, mas na maioria dos casos leva cinco minutos. As dores são concentradas no peito, tórax e pescoço, e não trazem a pressão da dor do infarto, mas podem vir com outros sintomas como falta de ar, suor, tontura, ânsia de vômito e dor de cabeça.
Qual a evolução de um infarto do miocárdio agudo?
Evolução de um infarto do miocárdio agudo no ECG Na fase aguda, ocorre: Uma alteração da onda T, Subsequentemente, ocorre o desnivelamento do segmento ST, Então a onda T torna-se invertida, Nas fases tardias aparece a onda Q patológica que permanece como um sinal indelével de um ataque cardíaco prévio.
Como é a avaliação do infarto do miocárdio?
A avaliação começa com ECG inicial e seriado e dosagens seriadas dos marcadores cardíacos para ajudar a diferenciar a angina instável do infarto do miocárdio com elevação do segmento ST (IMCST) e do infarto do miocárdio sem elevação do segmento ST (IMSST).
Quanto Tempo Demora uma angiografia coronária após o infarto?
Em 87% dos casos, uma angiografia coronária realizada dentro de 4 horas do início dos sintomas do infarto mostra uma oclusão trombótica completa da coronária que carrega o sangue na área do miocárdio infartada. Este percentual cai para 65% em 12-24 horas após o início dos sintomas devido à fibrinólise espontânea.
Quais são os critérios para o diagnóstico do miocárdio?
Segundo o autor, seriam necessários no mínimo três pontos para o diagnóstico de infarto do miocárdio. Com os critérios modificados, não é necessária pontuação. Qualquer um sendo positivo já faz o diagnóstico. Notamos no traçado que há presença dos 3 critérios de Smith.