O que causa a doença de Paget na mama?

Índice

O que causa a doença de Paget na mama?

O que causa a doença de Paget na mama?

Ainda não se sabe ao certo o que causa a doença de Paget, mas a teoria mais aceita atualmente é a de que células cancerosas de um tumor no interior da mama se deslocam pelo ductos mamários até alcançar o mamilo e a aréola, o que explicaria por que a doença de Paget e o câncer de mama são encontrados juntos.

O que é câncer subjacente?

Um câncer subjacente ( In situ ou Invasor) está presente em 85 – 88% dos casos e frequentemente sem massa palpável. Aproximadamente 12 a 15% casos de Paget, não são associados a uma massa palpável, anormalidade a mamografia ou história familiar positiva para câncer.

Quanto tempo leva para o desenvolvimento do câncer de mama?

“Uma célula maligna leva de sete a dez anos para se tornar um carcinoma com 1 centímetro de diâmetro”, diz o mastologista Mário Mourão Netto. Esse é o tamanho mínimo do tumor que o auto-exame das mamas ou o exame clínico, realizado pelo médico, consegue detectar.

Quais os sintomas de câncer de Paget?

Sintomas da doença de Paget da mama

  • Irritação local;
  • Dor no bico da mama;
  • Descamação da região;
  • Alteração da forma do mamilo;
  • Dor e coceira no bico do peito;
  • Sensação de queimação no local;
  • Endurecimento da aréola;
  • Escurecimento do local, em casos mais raros.

Quais são os sintomas da doença de Paget na mama?

Sintomas Doença de Paget na Mama: Os sintomas da doença de Paget na mama são bem característicos. A lesão nas mamas geralmente ocorre na superfície da pele dos mamilos ou ainda nas auréolas dos seios. Quando a ocorrência é mamária, este é o único sintoma da doença de paget.

Qual o diagnóstico diferencial da doença de Paget da mama?

O diagnóstico diferencial da doença de Paget da mama é feito principalmente do psoríase, carcinoma basocelular e eczema por exemplo, sendo diferenciada desse último pelo fato de ser unilateral e com prurido menos intenso.

Como é o tratamento da doença de Paget?

O tratamento da doença de Paget depende da extensão do tumor ao qual está associado, mas é basicamente cirúrgico. Para um diagnóstico de nódulos pequenos e pouco invasivos é indicada a cirurgia conservadora ou quadrantectomia (cirurgia que consiste em retirada parcial da mama).

Postagens relacionadas: