Como diagnosticar lesão muscular?
Índice
- Como diagnosticar lesão muscular?
- O que fazer para melhorar uma lesão muscular?
- É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura?
- Quais os sintomas das lesões musculares?
- Qual o exame adequado para o diagnóstico da lesão muscular?
- Como tratar a lesão muscular precoce?
- Qual é o principal local da lesão muscular?
- Qual é o grau III da lesão muscular?
Como diagnosticar lesão muscular?
O diagnóstico da lesão muscular inicia-se com uma história clínica detalhada do trauma, seguida por um exame físico com a inspeção e palpação dos músculos envolvidos, assim como os testes de função com e sem resistência externa(11).
O que fazer para melhorar uma lesão muscular?
A dor e os incômodos podem ser melhorados com compressas frias e a aplicação de sprays, loções ou géis. As compressas, ou aplicação de gelo, devem ser realizadas por 15 minutos, cerca de 3 ou 4 vezes ao dia, nas 48 horas após o ferimento.
É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura?
Grau I – É o estiramento de uma pequena quantidade de fibras musculares (lesão < 5% do músculo). A dor é localizada em um ponto específico, surge durante a contração muscular contra-resistência e pode ser ausente no repouso. O edema pode estar presente, mas, geralmente, não é notado no exame físico.
Quais os sintomas das lesões musculares?
Sintomas da distensão muscular
- Dor intensa localizada próximo de uma articulação;
- Fraqueza muscular;
- Dificuldade de movimentar a região afeta, sendo difícil permanecer na corrida ou no jogo, por exemplo;
- Pode gerar uma grande marca roxa, característica do extravasamento sanguíneo;
Qual o exame adequado para o diagnóstico da lesão muscular?
O diagnóstico deve abranger uma história e exames clínicos adequados, baseados em queixas de dores localizadas, dores à contração isométrica e à palpação. O exame da ultra-sonografia complementa o diagnóstico. Conhecer e tratar o estiramento de maneira precoce é muito importante para conseguir tratar essa lesão muscular.
Como tratar a lesão muscular precoce?
Conhecer e tratar o estiramento de maneira precoce é muito importante para conseguir tratar essa lesão muscular. Como os fatores de produção da lesão são diversos, é importante saber detalhes da história clínica do paciente.
Qual é o principal local da lesão muscular?
Estudos indicam a junção músculo-tendão, também conhecida como região distal do ventre muscular, como o principal local da lesão. Mesmo assim, é bom deixar claro que qualquer ponto do músculo é suscetível ao estiramento.
Qual é o grau III da lesão muscular?
Grau III - Esta lesão geralmente ocorre desencadeando uma ruptura completa do músculo ou de grande parte dele (lesão atinge mais de 50% do músculo), resultando em uma grave perda da função com a presença de um defeito palpável. A dor pode variar de moderada a muito intensa, provocada pela contração muscular passiva.