Quais são os equipamentos utilizados em teleterapia?

Índice

Quais são os equipamentos utilizados em teleterapia?

Quais são os equipamentos utilizados em teleterapia?

Os equipamentos utilizados na teleterapia podem ser quilovoltagem, de megavoltagem e de teleisotopoterapia. São tubos convencionais de raios X. A voltagem aplicada entre os eletrodos é no máximo de 250 kV. Por essa razão, esses equipamentos são usados principalmente no tratamento de câncer de pele.

Quais as gerações dos equipamentos de radioterapia?

As cinco gerações são: aceleradores que produzem fótons de baixa energia, utilizando tensões elétricas de 4 MV a 8 MV; aceleradores que produzem fótons de média energia, utilizando tensões elétricas de 10MV a 15 MV e elétrons; aceleradores que produzem fótons de alta energia, utilizando tensões elétricas de 18 MV a 25 ...

É um exemplo de acessório modificador do feixe?

Introdução: Muitos tratamentos radioterápicos fazem uso de acessórios modificadores de feixe como filtros, que são usados com a finalidade de compensar a ausência de tecido, ajustar as curvas de isodose ou melhorar um gradiente de dose. Esses filtros podem ser físico ou dinâmico.

Quais os tipos de aparelhos de teleterapia?

Há três tipos principais de radioterapia, que incluem a radiação externo do feixe, a radiação interna, e os produtos radiofarmacêuticos.

Em que consiste a teleterapia?

Radioterapia externa ou teleterapia: A radiação é emitida por um aparelho, que fica afastado do paciente, direcionado ao local a ser tratado, com o paciente deitado. As aplicações são geralmente diárias.

Qual é o melhor aparelho de radioterapia?

O Varian Truebeam 2.5 STX é o acelerador linear mais moderno do mundo. Com modernos recursos de imagem, ele traz mais precisão ao tratamento e mais conforto para os pacientes, pois é capaz de poupar os tecidos sadios, diminuindo os efeitos colaterais.

Como é feita a marcação para radioterapia?

Marcações referenciais são feitas com caneta e cobertas com fitas sobre a pele com o intuito de permitir o correto posicionamento do paciente diariamente. Elas serão substituídas por pontos definitivos (tatuagens) quando o tratamento for aprovado pelo médico radioterapeuta.

Qual é a importância dos acessórios de posicionamento da radioterapia?

Este aparelho é utilizado no serviço de radioterapia, exercendo a função de emitir radiação, utilizada para o tratamento, através da excitação de partículas subatômicas e posteriormente a interação da mesma sobre o tecido ou órgão afetado (MORALES, 2011).

Para que serve o colchão à vácuo na radioterapia?

É um colchão a vácuo que se molda de acordo com o corpo de cada paciente. A técnica traz esperança de cura para quem tem câncer de pulmão em estágio inicial e para os idosos. “Cada vez mais temos pacientes idosos com câncer de pulmão ou fígado que não são candidatos a cirurgia.

Qual o tratamento para um tumor da hipófise?

Tratamento e Cuidados Tratamento de Tumor na hipófise O tratamento para um tumor da hipófise depende do tipo de tumor, do tamanho e de até onde ele cresceu dentro do cérebro. A idade e saúde geral do paciente também são fatores que ajudam a determinar o tipo de abordagem para o tratamento.

Por que os tumores na hipófise são benignos?

Geralmente, os tumores na hipófise são benignos e por isso não podem ser considerados câncer, sendo chamados de adenomas hipofisários, mas estes também podem causar sérios problemas de saúde, porque muitos deles produzem hormônios em excesso, afetando todo o corpo, e por isso devem ser avaliados pelo neurologista e endocrinologista e tratados ...

Quais são os testes de hipófise?

Ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada podem ser realizadas para ajudar o médico a avaliar a localização e o tamanho do tumor em sua hipófise; Testes de visão, que podem determinar se o crescimento de um tumor na hipófise tem prejudicado a visão ou a visão periférica.

Por que um tumor na hipófise pode afetar a glândula?

Um tumor na hipófise pode afetar diretamente a produção de hormônios pela glândula. Cada hormônio produzido pela hipófise, se sofrer alguma alteração, tanto para mais quanto para menos, pode levar ao surgimento de alguns sinais e sintomas específicos.

Postagens relacionadas: