Quais são as doenças hepáticas?

Índice

Quais são as doenças hepáticas?

Quais são as doenças hepáticas?

Entre as doenças hepáticas mais frequentes estão: Hepatites virais. Esteatose hepática (infiltração gordurosa do fígado). Doenças metabólicas....Leia mais sobre:

  • Transplante hepático.
  • Esteatose hepática.
  • Hepatite C.
  • Hepatite fulminante.

O que são alterações hepáticas?

Doenças hepáticas são as que causam inflamação ou lesão do fígado, afetando sua função. O fígado é um órgão vital localizado no quadrante superior direito do abdome.

Como é feito o diagnóstico das doenças hepáticas?

Um bom diagnóstico incluirá exames de imagem como ultrassonografias e ressonâncias, exames laboratoriais e biópsia, quando necessário.

Quais são as doenças hepáticas crônicas?

As doenças crônicas do fígado (hepatopatias) representam um sério problema de saúde pública. Dentre suas múltiplas causas, as principais são: infecção pelos vírus das hepatites B e C, hepatite causada pelo consumo excessivo de álcool e acúmulo de gordura no órgão (esteatose hepática não alcoólica).

O que pode causar lesões no fígado?

As mais comuns são o uso de medicações (anti-inflamatórios, remédios para colesterol, anti-convulsivantes, antidepressivos, antibióticos), ingestão de bebida alcoólica, hepatites virais, outras infecções, depósito de gordura no fígado (esteatose hepática) e cálculos biliares.

O que pode causar alteração no fígado?

Algumas das causas comuns de problemas no fígado são o excesso de gordura neste órgão, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso ou que não praticam atividade física, excesso de álcool, uso abusivo de medicamentos e doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.

O que é doenças renais e hepáticas?

Em caso de insuficiência renal, a quantidade de urina produzida e excretada do corpo diminui, resultando no acúmulo de substâncias tóxicas no sangue. A respiração acaba se tornando difícil. Quando não é tratada a tempo, ou quando o distúrbio hepático é progressivo, a insuficiência hepática é fatal.

Qual o diagnóstico da doença hepática?

Tudo depende da rapidez e precisão do diagnóstico. Quando diagnosticadas precocemente, a maioria das doenças hepáticas pode ser curada antes de surgirem complicações, por isso esteja atento aos sintomas listados nesse texto. Cada diagnóstico exigirá um tratamento diferente, por isso é importante procurar uma boa clínica, com bons profissionais.

Como curar doenças hepáticas?

Em casos específicos, pode ser necessário alguma intervenção cirúrgica. Tudo depende da rapidez e precisão do diagnóstico. Quando diagnosticadas precocemente, a maioria das doenças hepáticas pode ser curada antes de surgirem complicações, por isso esteja atento aos sintomas listados nesse texto.

Qual a origem dos sintomas hepáticos?

Os sintomas aqui listados podem ter outras origens, e não necessariamente indicam doenças hepáticas. Mas é importante procurar um médico diante do aparecimento de qualquer desses sintomas: Icterícia: tom amarelado nos olhos e na pele. Ascite: acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal, conhecido popularmente como barriga d’água.

Por que pode surgir a hepatite hepática?

Também pode surgir como uma complicação de outras doenças hepáticas. Pode se originar no fígado ou ser resultado de uma metástase de um câncer que teve início em outro órgão. Seus principais fatores de risco são hepatite crônica B ou C e cirrose hepática.

Postagens relacionadas: