Como descobrir o mieloma múltiplo?

Índice

Como descobrir o mieloma múltiplo?

Como descobrir o mieloma múltiplo?

Diagnóstico do mieloma múltiplo

  1. Nível de cálcio elevado no sangue.
  2. Insuficiência renal.
  3. Anemia.
  4. Lesões nos ossos devido ao crescimento do tumor, diagnosticadas nos exames de imagem.
  5. Aumento em um tipo de cadeias leves no sangue de modo que um tipo é 100 vezes mais comum do que o outro.

O que causa câncer na medula óssea?

O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.

Quais os estágios do mieloma múltiplo?

Como saber o estágio do mieloma múltiplo? De acordo com o especialista, os três sistemas existentes são: Durie-Salmon, o ISS (International Staging System) e uma atualização deste último.

Quais são os exames utilizados no diagnóstico de mieloma múltiplo?

QUAIS EXAMES SÃO UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DO MIELOMA MÚLTIPLO? Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células.

Como saber se uma pessoa pode ter mieloma múltiplo?

Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

Qual o principal sintoma do mieloma?

Portanto, como a lesão dos ossos é muito comum, o principal sintoma do mieloma costuma ser a dor óssea. Quando o osso acometido é uma ou mais vértebras da coluna vertebral, pode haver colapso da vértebra e compressão da medula nervosa (não confundir com a medula óssea).

Quais são as paraproteínas do mieloma múltiplo?

Esses clones de anticorpos produzidos no mieloma múltiplo são chamados de paraproteínas ou proteínas M. Através de análises de sangue essas paraproteínas podem ser detectadas (explico mais à frente como é feito o diagnóstico). A existência de proteínas M, ou seja, de clones de anticorpos, recebe o nome de gamopatia monoclonal.

Postagens relacionadas: