Qual a diferença entre as vértebras?

Índice

Qual a diferença entre as vértebras?

Qual a diferença entre as vértebras?

A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...

Como podemos identificar as vértebras cervicais torácicas e lombares?

Existem 33 vértebras na coluna, que são divididas em partes ou segmentos, da seguinte forma:

  1. Região cervical: 7 vértebras (C1 a C7)
  2. Região torácica ou dorsal: 12 vértebras (T1 a T12 ou D1 a D12)
  3. Região lombar: 5 vértebras: (L1 a L5)
  4. Região sacral: 5 vértebras fundidas (S1 a S5)
  5. Região coccígea: 4 vértebras fundidas.

Onde começa e termina a coluna vertebral?

Mede aproximadamente 45 cm no ser humano adulto e se estende desde a base do crânio até a 2ª vértebra lombar e depois termina quase no nível L1 afilando-se e formando uma cauda (cauda equina) onde se divide em várias raízes nervosas diferentes que chegam à parte inferior do corpo e das pernas.

Qual a diferença entre a coluna vertebral e medula espinhal?

Enquanto a medula óssea é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo. Veja também: O que é quimioterapia?

Quais as características de uma vértebra típica?

As vértebras cervicais de C3 a C7 são consideradas típicas, então possuem corpo e arco vertebral típico. Estas apresentam um forame vertebral de forma triangular. ... Elas possuem um processo espinhoso longo e bem inclinado, além de um corpo vertebral de volume intermediário entre a vertebra cervical e a vertebra lombar.

Onde fica localizada a coluna vertical?

Dessa forma, a coluna é formada por 33 vértebras que ficam empilhadas e separadas pelos discos intervertebrais. Ela vai desde a base do crânio até a região interglútea. Na parte de baixo, estão as vértebras sacrais que são fundidas e formam o osso sacro. As peças coccígeas também podem se fundir formando o cóccix.

Onde se localizam e quantas são as vértebras dorsais?

As vértebras torácicas ou vértebras dorsais localizam-se inferiormente às vértebras cervicais e superiormente às vértebras lombares. São em número de doze, uma para cada par das doze costelas.

O que encontramos em uma vértebra lombar?

Cada vértebra lombar possui um corpo vertebral e um arco vertebral. O arco vertebral consiste de um par de pedículos e um par de lâminas, que envolvem o forame vertebral que por sua vez suporta sete processos.

Onde se localiza a região cervical?

Em anatomia, chama-se região cervical à porção da coluna vertebral que forma o pescoço. É constituída por sete vértebras.

Qual a posição anatômica das vértebras?

A posição anatômica das vértebras é facilmente identificada pelo processo espinhoso que é posterior e inferior. É a primeira vértebra cervical e recebe esse nome por sustentar, assim como o titã da mitologia grega, o globo da cabeça.

Quais são as vértebras da coluna vertebral?

Estas partes estão dispostas para formar um eixo vertical curvado em forma de "S". De acordo com a funcionalidade da vértebra, a coluna vertebral tem cinco partes; cervical, torácico, lombar, sacro e cóccix. A diferença-chave entre as vértebras cervical e torácica baseia-se na localização e na função .

Quais são as vértebras cervicais?

Todas as vértebras cervicais, exceto as duas primeiras, apresentam características gerais comuns. A primeira vértebra cervical (C1) é conhecida como atlas , pois suporta o crânio. Faz as articulações atlanto-occipitais que suportam os movimentos laterais do crânio.

Quais são as facetas costais entre as vértebras?

As facetas costais também são levemente diferentes, entre as vértebras. As vértebras T1, T10, T11 e T12 possuem facetas costais completas em seus corpos para as costelas 1, 10, 11 e 12, respectivamente, que por sua vez se articulam com os corpos vertebrais diretamente, e não com duas vértebras adjacentes.

Postagens relacionadas: