Como diferenciar meningite bacteriana da viral?
Índice
- Como diferenciar meningite bacteriana da viral?
- Como diagnosticar meningite viral?
- Qual é mais grave meningite viral ou bacteriana?
- Quais as principais características no exame laboratorial em uma meningite bacteriana e em uma meningite viral?
- Qual a precaução para meningite?
- Qual a diferença entre meningite viral e bacteriana?
- Como tratar a meningite bacteriana?
- Qual é a meningite meningocócica?
Como diferenciar meningite bacteriana da viral?
Meningite pode ser causada por vírus ou bactérias. A diferenciação só pode ser feita por exames, em especial a coleta de líquido da medula espinhal (punção lombar). MENINGITE VIRAL: é a forma mais comum e mais leve da doença e frequentemente acomete crianças pequenas e bebês, especialmente no primeiro ano de vida.
Como diagnosticar meningite viral?
O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.
Qual é mais grave meningite viral ou bacteriana?
A bacteriana é a mais grave. Sem nenhuma dúvida. A bactéria comumente responsável pelos quadros mais graves e fatais é o meningococo.
Quais as principais características no exame laboratorial em uma meningite bacteriana e em uma meningite viral?
O diagnóstico laboratorial das meningites é realizado através do estudo do líquido cefalor- raquidiano, sangue e raspado de lesões petequiais, quando se suspeitar de meningococcemia e doença meningocócica. O diagnóstico das meningites virais também pode ser realizado através da urina e fezes.
Qual a precaução para meningite?
Medidas de Controle após exposição às Meningites e Doença Meningocócica. Em adição às precauções padrões, precauções com gotículas são recomendadas até 24 horas após o início da terapia antimicrobiana efetiva.
Qual a diferença entre meningite viral e bacteriana?
A diferença entre meningite viral e bacteriana é que as virais são provocadas por vírus e normalmente apresentam sintomas mais brandos que as bacterianas, que são mais graves e provocadas por bactérias. Os sintomas da meningite viral são parecidos com os da gripe, com febre e dor de cabeça, e a nuca fica pouco rígida e dolorida.
Como tratar a meningite bacteriana?
O tratamento da meningite bacteriana é feito com medicamentos antibióticos específicos para a bactéria causadora da infecção. Para prevenir complicações e possíveis sequelas, é fundamental consultar o/a médico/a clínico/a geral, médico/a de família ou infectologista logo no início dos sintomas.
Qual é a meningite meningocócica?
A meningite meningocócica, que é um tipo de meningite bacteriana causada pela bactéria Neisseria mengitidis, é a forma mais temida, pois seu quadro pode ser rápido e devastador. Neste artigo vamos explicar o que é uma meningite, quais são as suas causas, as formas de transmissão, os sintomas e as opções de tratamento possíveis.