O que provoca a parotidite?
O que provoca a parotidite?
Entre as causas virais da parotidite, o vírus da caxumba continuasendo o mais comum. O vírus da caxumba é um vírus RNA, pertencente ao gênero Paramyxovirus. Outras etiologias viraisincluem citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, gripe A, parainfluenza, adenovíruse Coxsackievirus.
O que é uma parotidite?
Parotidite infecciosa também conhecida como papeira ou caxumba, é uma doença infecciosa, altamente contagiosa causada por um vírus da família Paramyxoviridae. A caxumba provoca inchaço nas bochechas que é na verdade o inchaço das glândulas salivares.
O que é bom para parotidite?
O tratamento para a caxumba tem como objetivo aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da pessoa, sendo recomendado:
- Tomar remédios. ...
- Repouso e hidratação. ...
- Alimentação mole e pastosa. ...
- Fazer regularmente a higiene bucal. ...
- Aplicar compressas mornas sobre o inchaço.
Como ler o exame de caxumba?
Um simples exame de sangue pode detectar esses anticorpos e também diferenciar se você é imune ao vírus ou se possui uma infecção ativa. Caso anticorpos IgG séricos estejam presentes no sangue, isso indica que você já teve uma infecção anterior ou foi vacinado contra a caxumba.
Qual exame é feito para detectar o sarampo?
O diagnóstico laboratorial do sarampo é realizado por meio de sorologia para detecção de anticorpos IgM específicos e detecção do ácido nucleico viral por RT-PCR.
Como é o começo de caxumba?
Os sintomas mais característicos são inchaço e dor nas laterais do pescoço, logo abaixo do maxilar. Isso porque o vírus da caxumba provoca inflamação nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, que ficam na região. Essas glândulas são as parótidas, as submandibulares e as sublinguais.