Qual o exame realizado no líquido pleural para classificar o fluido como Transudato ou exsudato?
Índice
- Qual o exame realizado no líquido pleural para classificar o fluido como Transudato ou exsudato?
- Como diagnosticar derrame pleural?
- O que é DHL no derrame pleural?
- Qual a cor normal do líquido da pleura?
- Qual a importância de classificarmos os líquidos cavitários em Transudato e exsudato?
- Quais são as causas mais comuns de transudato?
- Quais são os tipos de exsudados?
- Como ocorre o acúmulo de líquido transudativo?
Qual o exame realizado no líquido pleural para classificar o fluido como Transudato ou exsudato?
Para a caracterização dos derrames pleurais como transudatos ou exsudatos, recomenda-se que a amostra de sangue seja colhida simultaneamente à coleta do líquido para que a interpretação da relação pleural-sérica de proteínas e desidrogenase lática seja confiável.
Como diagnosticar derrame pleural?
O diagnóstico do derrame pleural tem como base o exame físico do paciente, radiografia de tórax e os resultados dos exames de sangue do líquido pleural, se necessário com toraconcentese (retirada do líquido por meio de punção) para realização de biópsia.
O que é DHL no derrame pleural?
O DHL elevado no líquido pleural em geral está associado a tuberculose, derrame parapneumônico, empiema e neoplasia. A glicose menor que 60 mg/dL no LP indica atividade inflamatória ou infecciosa (Tuberculose, derrame parapneumônico, pleurite reumatóide, neoplasia, etc).
Qual a cor normal do líquido da pleura?
Aparência fluida - o líquido pleural geralmente é amarelo claro e transparente.
Qual a importância de classificarmos os líquidos cavitários em Transudato e exsudato?
A análise de líquidos cavitários também é considerada um exame prático e de baixo custo que pode inicialmente fornecer informações valiosas e contribuir para o diagnóstico e prognóstico de diversas doenças.
Quais são as causas mais comuns de transudato?
Insuficiência cardíaca, cirrose hepática e trom- boembolia pulmonar constituem-se nas causas mais comuns de transudato, enquanto o exsudato é geral- mente ocasionado por infecções, neoplasias malignas e, novamente, por tromboembolia pulmonar.3
Quais são os tipos de exsudados?
Existem diferentes tipos de exsudados, a saber: O exsudato catarral presente no nariz e na garganta como evidenciado pelo muco. Exsudato fibrâmico que é observado em casos de estreptococo e pneumonia bacteriana. É constituída por fibrinogénio e fibrina. Exsudato maligno baseado em células cancerígenas.
Como ocorre o acúmulo de líquido transudativo?
Assim, o acúmulo de líquido transudativo está correlacionado com o aumento da pressão hidrostá- tica ou redução da pressão oncótica, mas com a pre- servação da normalidade das superfícies pleurais.