Como diferenciar índice de indeterminação do sujeito é partícula Apassivadora?
Índice
- Como diferenciar índice de indeterminação do sujeito é partícula Apassivadora?
- Quando a partícula se é índice de indeterminação do sujeito?
- Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?
- Quais as formas de indeterminação do sujeito?
- Quando o se é uma partícula Apassivadora?
- O que é partículas Apassivadora?
- O que é partícula de realce?
- O que é um pronome recíproco?
- Qual é o índice de indeterminação do sujeito?
- Quais são as formas usadas para indeterminar o sujeito?
- Será que o sujeito está oculto ou indeterminado?
- Qual a função da partícula se?
Como diferenciar índice de indeterminação do sujeito é partícula Apassivadora?
Partícula apassivadora e índice de indeterminação do sujeito
- o índice de indeterminação do sujeito ocorrerá na junção do “se” com verbo intransitivo, transitivo indireto ou um verbo de ligação;
- a partícula apassivadora “se” será combinada com um verbo transitivo direto ou transitivo direto e indireto.
Quando a partícula se é índice de indeterminação do sujeito?
O pronome “se”, entre outras funções, serve para indeterminar o sujeito. ª pessoa do singular) que seja intransitivo, transitivo indireto ou de ligação, acompanhado do pronome "se": ... Levantou-se mais cedo do que os outros dias.
Qual das frases abaixo que se é uma partícula Apassivadora?
Na letra C “Emprestou-se o dinheiro ao professor” - o “se” também é partícula apassivadora, pois indica que a frase está na voz passiva “o dinheiro foi emprestado ao professor”. ... Deve ser localizada a alternativa em que a partícula “se” não é pronome reflexivo.
Quais as formas de indeterminação do sujeito?
A língua portuguesa indetermina o sujeito de duas maneiras:
- Empregando o verbo na 3. ª pessoa singular ou plural, sendo este último caso o mais comum, sem referência a pessoas determinadas: ...
- Empregando o pronome se junto ao verbo, de modo que a oração passe a equivaler a outra que tem por sujeito alguém, a gente:
Quando o se é uma partícula Apassivadora?
A palavra "se", quando empregada junto a verbo transitivo direto ou verbo transitivo direto e indireto, não exerce qualquer função sintática na oração. A sua forma está sendo empregada tão somente para marcar uma voz verbal.
O que é partículas Apassivadora?
f) Partícula apassivadora: acompanha verbo transitivo direto e serve para indicar que a frase está na voz passiva sintética. Para comprovar, pode-se colocar a frase na voz passiva analítica, como está feito abaixo.
O que é partícula de realce?
Como partícula de realce, normalmente “que” aparece depois de advérbios, expressões ou conjunções. Ex1: Quase que eu caí. Ex2: Desde de ontem que Maria esperava notícias. Ex3: Enquanto que eles conversavam, Maurício terminava a tarefa.
O que é um pronome recíproco?
O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". ... Outros pronomes oblíquos átonos – me, te, nos, vos - também podem ser reflexivos.
Qual é o índice de indeterminação do sujeito?
Na realidade o "-se" é um índice de indeterminação do sujeito (é um caso de sujeito indeterminado). Índice de Indeterminação do Sujeito: indica que o sujeito da oração é indeterminado.
Quais são as formas usadas para indeterminar o sujeito?
No primeiro e no terceiro exemplos foram utilizadas a Voz Passiva Sintética, enquanto no segundo e no quarto, a Voz Passiva Analítica. Uma vez que o pronome “se” também é uma das formas usadas para indeterminar o sujeito, muitas vezes surge a dúvida quanto à diferença entre a partícula apassivadora e o índice de indeterminação do sujeito.
Será que o sujeito está oculto ou indeterminado?
Neste caso, o sujeito está oculto/indeterminado, pressupõe-se que “alguém” se feriu com a faca. Precisa-se de professor. No caso de o SE ser um índice de indeterminação do sujeito, ele estará sempre agregado ao verbo na 3ª pessoa do singular, e o sujeito será indeterminado.
Qual a função da partícula se?
Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.