Como identificar derrame pleural?
Como identificar derrame pleural?
Os primeiros sintomas que podem indicar o desenvolvimento de um derrame pleural incluem:
- Dificuldade para respirar;
- Sensação de falta de ar;
- Dor no peito, que piora ao inspirar fundo;
- Febre acima de 37,5ºC;
- Tosse seca e persistente.
Como o derrame pleural pode estar relacionado?
Como o derrame pleural pode estar relacionado a diversas condições, outros sintomas, como febre, podem estar presentes devido ao problema que originou o derrame.
Quais são os exames para o diagnóstico do derrame?
A vídeopleuroscopia e a angiografia por tomografia são outros exames que podem ser realizados, se os anteriores não forem conclusivos para o diagnóstico da causa do derrame. A maioria dos derrames pleurais é pequeno e se resolve em pouco tempo, com a absorção do excesso de líquido espontaneamente pelo próprio organismo.
Qual é o nome do líquido pleural?
Dentro dele encontra-se uma pequeníssima lâmina de líquido, que faz papel de lubrificante, impedindo o atrito entre as duas camadas de pleura quando os pulmões se enchem e quando se esvaziam de ar. Este líquido recebe o óbvio nome de líquido pleural.
Como se resolvem os derrames?
A maioria dos derrames pleurais se resolve em pouco tempo, com o tratamento da doença que os provocou (pneumonia ou doença cardíaca, por exemplo). Entretanto, alguns casos requerem cirurgia ou a colocação de drenos no tórax. Exercícios de fisioterapia respiratória são fundamentais e devem ser introduzidos desde o início do tratamento.