Qual a diferença entre as algas?
Índice
- Qual a diferença entre as algas?
- Como são tradicionalmente definidos protozoários e algas?
- Qual é a diferença entre protozoários e bactérias?
- Qual é o tipo de nutrição das algas?
- Qual a diferença entre as algas e as plantas?
- Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?
- Qual o tipo de célula do Protozoario?
- Quais são os tipos de protozoários?
- Qual a diferença entre algas e protozoários?
- Como podemos classificar os protozoários?
- Quais são os protozoários que se movimentam?
- Como ocorre a reprodução dos protozoários?
Qual a diferença entre as algas?
Pode-se afirmar que os protozoários são seres unicelulares e heterotróficos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento. Já as algas são seres pluricelulares e autotróficos, sendo capazes de produzirem o seu próprio alimento.
Como são tradicionalmente definidos protozoários e algas?
Os representantes dos protistas costumam ser divididos em dois grupos principais: protozoários e algas. Os protozoários são organismos eucariontes que apresentam nutrição heterotrófica. As algas, por sua vez, apresentam nutrição autotrófica.
Qual é a diferença entre protozoários e bactérias?
As bactérias (Reino Monera) são os menores seres vivos e possuem células do tipo procariota – sem membrana nuclear. Os protozoários (Reino Protista) possuem células eucariotas que são células maiores, mais complexas e com carioteca (membrana do núcleo).
Qual é o tipo de nutrição das algas?
As algas são autótrofas, isto é, são capazes de realizar fotossíntese e sintetizar moléculas orgânicas (alimento) a partir de substâncias inorgânicas e da energia da luz solar.
Qual a diferença entre as algas e as plantas?
As algas diferem das plantas sob vários aspectos. Elas não têm caules nem folhas, e suas raízes são diferentes das raízes das plantas. Além disso, não apresentam flores nem sementes. Assim como as plantas, porém, as algas produzem seu próprio alimento por meio de um processo chamado fotossíntese.
Qual a explicação para se classificar as algas como protista e não como vegetal?
A reclassificação das algas para o Reino Protista se deve principalmente ao fato de que, apesar de serem pluricelulares, as algas não possuem tecidos verdadeiros. Todas as suas células são semelhantes, apresentando poucas especializações. Por tal motivo, são também chamadas de talófitas.
Qual o tipo de célula do Protozoario?
Protozoários - Organismos do reino Protista são unicelulares e eucariontes. Os protozoários pertencem ao reino Protista, do qual também fazem parte as algas. ... São seres microscópicos, unicelulares e eucariontes (com núcleo definido).
Quais são os tipos de protozoários?
A principal classificação é baseada no modo de locomoção, dando origem aos variados tipos de protozoários. Eles são divididos em: sarcodíneos, ciliados, flagelados e esporozoários.
Qual a diferença entre algas e protozoários?
Em termos científicos, as algas são "autótrofas" e os protozoários são "heterótrofos". O termo grego de origem "protozoa", na verdade, remete a esta diferença fundamental, com "pro" significando "primeiro" e "zoa" referindo-se a "animal".
Como podemos classificar os protozoários?
Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária. Os protozoários possuem uma classificação bastante controversa e complexa. Atualmente, alguns pesquisadores classificam esses seres em dezenas de filos diferentes dentro do Reino Protoctista.
Quais são os protozoários que se movimentam?
Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.
Como ocorre a reprodução dos protozoários?
Os protozoários apresentam reprodução assexuada com divisão binária, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada. Nesse último caso, observa-se a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética.