Qual é a principal característica do diabetes mellitus?
Índice
- Qual é a principal característica do diabetes mellitus?
- O que é Diabetes Mellitus e quais os seus tipos?
- O que é Diabetes Mellitus e quais são os tipos?
- Qual a diferença entre diabetes tipo 1 e 2?
- Qual é o diagnóstico para diabetes tipo 2?
- Quais são os exames para o diagnóstico do diabetes mellitus?
- Quais são os valores dos exames para diabetes?
Qual é a principal característica do diabetes mellitus?
O diabetes mellitus caracteriza-se pela alteração da secreção de insulina e graus variáveis de resistência periférica à insulina, causando hiperglicemia. Os sintomas iniciais são relacionados à hiperglicemia e incluem polidipsia, polifagia, poliúria e visão ofuscada.
O que é Diabetes Mellitus e quais os seus tipos?
Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta .
O que é Diabetes Mellitus e quais são os tipos?
A doença ocorre quando há deficiência na produção ou no aproveitamento da insulina, que é o hormônio que permite a metabolização da glicose. O diabetes pode se manifestar de três diferentes formas: tipo 1, tipo 2 e gestacional. Ocorre principalmente em crianças e adolescentes.
Qual a diferença entre diabetes tipo 1 e 2?
Vamos às principais diferenças entre os tipos 1 e 2: Diabetes tipo 1. É também chamado de "diabetes dependente de insulina". Costumava ser chamado diabetes juvenil, porque geralmente começa na infância. É uma condição autoimune e causada pelo corpo que ataca seu próprio pâncreas com anticorpos.
Qual é o diagnóstico para diabetes tipo 2?
Qualquer um dos critérios abaixo é diagnóstico para diabetes tipo 2: Hemoglobina glicada ≥ 6,5% (usando metodologia certificada NGSP), confirmada após novo exame; Glicemia de jejum ≥ 126 mg/dL (respeitadas 8 horas de jejum), confirmada após novo exame;
Quais são os exames para o diagnóstico do diabetes mellitus?
Por isso, os exames devem ser repetidos periodicamente, sendo indicados cerca 3 a 4 vezes ao ano, para os adultos, e de 4 a 6 vezes ao ano, para crianças pequenas. Este exame não é indicado para o diagnóstico, somente para o controle do diabetes mellitus.
Quais são os valores dos exames para diabetes?
De forma geral, os valores dos exames para diabetes estão indicados na tabela a seguir: Através do resultado desses exames o médico consegue identificar a pré-diabetes e a diabetes e, assim, indicar o melhor tratamento para a pessoa de modo a evitar complicações relacionadas com a doença, como a cetoacidose e a retinopatia, por exemplo.