Como dar o diagnóstico para mieloma múltiplo?

Índice

Como dar o diagnóstico para mieloma múltiplo?

Como dar o diagnóstico para mieloma múltiplo?

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.

Qual o tratamento para o mieloma múltiplo?

Tratamento. Não existe cura para o mieloma múltiplo. O tratamento visa o alívio dos sintomas, melhora da qualidade de vida e o aumento do tempo de sobrevida. As opções de tratamento mais utilizadas são: Quimioterapia, normalmente com um fármaco chamado Melfalan.

Qual o principal sintoma do mieloma?

Portanto, como a lesão dos ossos é muito comum, o principal sintoma do mieloma costuma ser a dor óssea. Quando o osso acometido é uma ou mais vértebras da coluna vertebral, pode haver colapso da vértebra e compressão da medula nervosa (não confundir com a medula óssea).

Quais são os marcadores sanguíneos do mieloma?

Alguns marcadores sanguíneos também costumam estar elevados no mieloma múltiplo, tais como o VHS, o LDH e a Beta 2-microglobulina (leia: EXAMES DE SANGUE | VHS, PCR, LDH, Ferritina e CK). É importante destacar que estes exames de sangue são inespecíficos e podem estar alterados em várias outras doenças que não o mieloma.

Qual o nível de cálcio em pacientes com mieloma avançado?

Os níveis de cálcio podem ser maiores em pacientes com mieloma avançado. Níveis altos de cálcio (hipercalcemia) podem causar sintomas, como fadiga, confusão e fraqueza. Também pode ser determinado os níveis da desidrogenase láctica (HDL). Níveis elevados do HDL pode ser um sinal de mieloma avançado.

Postagens relacionadas: