Como diferenciar coordenada explicativa de subordinada causal?
Índice
- Como diferenciar coordenada explicativa de subordinada causal?
- Porque explicativa ou causal?
- Qual a dependência entre as orações subordinadas?
- Qual a diferença entre coordenação explicativa e subordinação causal?
- Qual a diferença entre a subordinação e a conjunção?
- Como funcionam as orações adverbiais?
Como diferenciar coordenada explicativa de subordinada causal?
Resumindo: será adverbial causal a oração que tiver uma relação de causa-efeito, com diferença de tempo entre as ações/fatos (causa sempre anterior ao efeito numa linha cronológica) e será coordenada explicativa uma justificativa para ordem ou a explicação para uma hipótese.
Porque explicativa ou causal?
De fato, é muito difícil distinguir a oração subordinativa causal da oração coordenativa explicativa quando se usa a conjunção porque ou pois. ... Se isso for possível, sem forçar o sentido, é sinal de que a oração é subordinada causal.
Qual a dependência entre as orações subordinadas?
Já no caso das orações subordinadas, existe uma relação de dependência entre elas: a oração subordinada exerce uma função sintática que está faltando na oração principal: “Eu sei que a redação do Enem deve ter no máximo 30 linhas.” Se fizermos a mesma segmentação do primeiro exemplo, a primeira oração (”Eu sei”) ficará sem o objeto direto.
Qual a diferença entre coordenação explicativa e subordinação causal?
A distinção entre coordenação explicativa e subordinação causal não é pacífica. Encontramos, nos estudos sobre a matéria, diferentes perspectivas, em larga medida incompatíveis.
Qual a diferença entre a subordinação e a conjunção?
594) e a subordinação causal (p. 601) refere-se apenas que a primeira é aquela que inicia com conjunção explicativa, enquanto a segunda é encabeçada por conjunção subordinativa causal, tendo esta também a função de adjunto adverbial de outra oração. 3 O primeiro critério (a diferença quanto à conjunção) é novamente um
Como funcionam as orações adverbiais?
Acontece, porém, que as orações adverbiais, como foi dito, funcionam como um adjunto adverbial, que é um termo acessório, não é uma informação essencial para o sentido geral da frase. Assim, podem ser confundidas com as orações coordenadas.