Qual é a diferença entre tecido ósseo e cartilaginoso?
Índice
- Qual é a diferença entre tecido ósseo e cartilaginoso?
- Qual a classificação do tecido cartilaginoso?
- Porque o tecido ósseo é considerado dinâmico?
- Onde se origina o tecido cartilaginoso?
- O que é o tecido cartilaginoso?
- Quais as células que constituem o tecido cartilaginoso?
- O que é o osso trabecular?
- Qual célula do tecido ósseo tem capacidade de sofrer divisão celular?
- Onde ficam os condrócitos?
- Como é formado o tecido ósseo?
- Como funciona o tecido ósseo no vertebrado?
- Quais as áreas de reabsorção de tecido ósseo?
- Como são formadas os ossos longos?
Qual é a diferença entre tecido ósseo e cartilaginoso?
O tecido cartilaginoso, ou simplesmente cartilagem, apresentam consistência firme, mas não é rígido como o tecido ósseo. Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos.
Qual a classificação do tecido cartilaginoso?
Podemos classificar o tecido cartilaginoso em três tipos básicos: cartilagem hialina, cartilagem elástica e cartilagem fibrosa.
Porque o tecido ósseo é considerado dinâmico?
Apesar seu aspeto aparentemente inerte, os ossos são estruturas plásticas altamente dinâmicas que, durante toda a vida do organismo, estão em permanente remodelação, por forma a manter as suas propriedades mecânicas e capacidades metabólicas.
Onde se origina o tecido cartilaginoso?
O tecido cartilaginoso é um tipo especializado de tecido conjuntivo originado do mesênquima. Esse tecido é constituído por dois tipos celulares (condrócitos e condroblastos) e um material extracelular, denominado matriz.
O que é o tecido cartilaginoso?
O tecido cartilaginoso é uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares, onde absorve choques, e facilita o deslizamento dos ossos na articulação.
Quais as células que constituem o tecido cartilaginoso?
Esse tecido apresenta as seguintes células: condroblasto, condrócito, fibroblasto e células condrogênicas. A matriz é feita de colágeno (ou colágeno com elastina), que fornece flexibilidade, associado com proteoglicanos, ácido hialurônico, glicoproteínas e água de solvatação que dão força.
O que é o osso trabecular?
O osso é formado por um tecido esponjoso mais leve (trabecular), que é revestido por uma camada exterior rígida conhecida como osso compacto (cortical). O exterior do osso é coberto pelo periósteo, uma camada de tecido fibroso.
Qual célula do tecido ósseo tem capacidade de sofrer divisão celular?
Os osteoblastos são células que apresentam-se levemente alongadas ou cuboides e são mononucleadas. Essas células são responsáveis pela formação da matriz orgânica do tecido ósseo.
Onde ficam os condrócitos?
Os condrócitos estão dispersos de modo peculiar entre as fibras colágenas, geralmente em fileiras e em grupos isógenos. Esses condrócitos têm morfologia semelhante aos da cartilagem hialina. Além disso, não há pericôndrio circundante, como no caso da cartilagem hialina e cartilagem elástica.
Como é formado o tecido ósseo?
O tecido ósseo é formado por células com diferentes funções e uma matriz orgânica calcificada. As células são: osteoblasto: célula óssea jovem e secretora da matriz orgânica, que é conhecida como osteoide ou pré-osso. osteócito: é o osteoblasto maduro, que parou de secretar matriz orgânica.
Como funciona o tecido ósseo no vertebrado?
Além disso, o tecido ósseo também atua como um depósito de sais minerais, disponibilizando-os à corrente sanguínea sempre que são necessários em outras regiões do corpo. O tecido ósseo não é o único, mas é o principal componente dos ossos, órgãos que, juntamente com a cartilagem, constituem o esqueleto de um vertebrado.
Quais as áreas de reabsorção de tecido ósseo?
As áreas de reabsorção de tecido ósseo tem porções dilatadas dos osteoclastos colocadas em depressões da matriz escavada pela atividade dos osteoclasto e conhecidas como lacunas de Howship. Matriz óssea:composta com 20% de matéria orgânica, 15% de água e 65% de mineral.
Como são formadas os ossos longos?
Nos ossos longos, as extremidades ou epífises são formadas por osso esponjoso com uma delgada camada superficial compacta. A diáfise (parte cilíndrica) é quase totalmente compacta, com pequena quantidade de osso esponjoso na sua parte profunda, delimitando o canal medular.