Como proceder quanto ao uso da bandeira?
Índice
- Como proceder quanto ao uso da bandeira?
- Como a Bandeira Nacional deve ser usada?
- Porque devemos hastear a bandeira?
- É crime desrespeitar a Bandeira Nacional?
- O que não se pode fazer com a Bandeira Nacional?
- Qual a procedência da bandeira nacional?
- Qual a ordem de precedência das bandeiras?
- Quais são os locais de haste da bandeira nacional?
- Será que as bandeiras nacionais de Portugal são equivalentes à BN?
Como proceder quanto ao uso da bandeira?
A Bandeira Nacional pode ser hasteada e arriada a qualquer hora do dia ou da noite. § 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas, com solenidades especiais.
Como a Bandeira Nacional deve ser usada?
Como usar a bandeira nacional
- nunca use a bandeira que esteja em mau estado de conservação;
- não mude nem altere as cores e proporções;
- não acrescente outras inscrições;
- não use a bandeira como roupa, guardanapo, revestimento de tribuna ou de painéis.
Porque devemos hastear a bandeira?
As bandeiras que identificam as nações têm um significado profundo para os povos que a adotaram. O ato de hastear a bandeira de um país que tenha vencido uma competição, acompanhado da execução do hino nacional desperta fortes sentimentos, sejam nacionalistas ou não.
É crime desrespeitar a Bandeira Nacional?
Art. 44. Destruir ou ultrajar a bandeira, emblemas ou símbolos nacionais, quando expostos em lugar público: Pena: detenção, de 2 a 4 anos.
O que não se pode fazer com a Bandeira Nacional?
Mudar a forma, proporções, cores, o dístico (a expressão “Ordem e Progresso”) ou acrescentar inscrições; apresentá-la em mau estado de conservação e também usar a bandeira como roupagem, guardanapo, revestimento de tribuna ou cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar.
Qual a procedência da bandeira nacional?
A Bandeira Nacional tem procedência sobre todas as outras bandeiras portuguesas ou estrangeiras. A excepção será o seu uso no âmbito de organizações internacionais de que Portugal faça parte, em que poderá ser seguido o protocolo interno das mesmas. A ordem de precedências das várias bandeiras é a seguinte:
Qual a ordem de precedência das bandeiras?
A ordem de precedências das várias bandeiras é a seguinte: Bandeiras de serviço (de sinalização, de certificação, etc.). Quando forem hasteadas bandeiras de entidades estrangeiras, as mesmas têm precedência imediatamente a seguir à das entidades portuguesas equivalentes.
Quais são os locais de haste da bandeira nacional?
Locais opcionais: Delegações dos institutos e empresas públicas; Instalações de entidades privadas e de pessoas colectivas. Nos locais onde a Bandeira Nacional pode ser hasteada opcionalmente, se o for, deverá sê-lo cumprindo sempre as regras e protocolos definidos.
Será que as bandeiras nacionais de Portugal são equivalentes à BN?
As Antigas Bandeiras Nacionais de Portugal deverão ser consideradas equivalentes à actual BN em termos de precedência. Se a situação o justificar, pode optar-se por dar precedência sobre a actual BN às Bandeiras Nacionais mais antigas.