Como ocorre o controle de nematoide com Crotalária?
Índice
- Como ocorre o controle de nematoide com Crotalária?
- Como usar Crotalária?
- Qual a melhor Crotalária?
- Porque plantar Crotalária?
- Quantos quilos de crotalária por hectare?
- O que é mucuna preta?
- Para que serve a Crotalária juncea?
- Como fazer o plantio da Crotalária?
- Quais são os tipos de crotalária?
- O que é crotalária para que ela serve?
- Como o controle de nematoides deve ser feito?
- Quando é recomendado a coleta de nematoides?
- Como os nematoides causam prejuízos para o agronegócio brasileiro?
- Quem é o maior produtor de nematoides?
Como ocorre o controle de nematoide com Crotalária?
As crotalárias não são apenas uma hospedeira pobre ou não hospedeira de muitos nematóides parasitas de plantas. Elas têm a capacidade de produzir compostos alelopáticos (tóxicos) que impedem, por exemplo, a movimentação dos nematóides.
Como usar Crotalária?
Em sistemas de plantio direto, a crotalária pode ser semeada com o uso de semeadora. Após a semeadura e tratos culturais, a atenção deve ser voltada para a preparação da área de cultivo para a cultura sucessora, podendo ser a crotalária dessecada, roçada ou até mesmo picada com o auxílio de rolo faca.
Qual a melhor Crotalária?
Por fim, a Crotalária-spectabilis é considerada a mais eficiente na redução de nematoides de galha, cisto e lesões radiculares em áreas de culturas anuais ou perenes. Possuí excelente fixação biológica de nitrogênio atmosférico e é ótima produtora de massa verde.
Porque plantar Crotalária?
Promete excelente fixação biológica de nitrogênio atmosférico e uma ótima produção de massa verde. A Crotalária-ochroleuca também é uma opção de adubo verde para culturas de hortaliças, grãos com rotação entre as crotalárias, algodão, tabaco e cana-de-açúcar, além de culturas irrigadas.
Quantos quilos de crotalária por hectare?
Orçamento
IDENTIFICAÇÃO | Crotalária-spectabilis |
---|---|
PMS (g) | 16 a 18 |
Profundidade (cm) | 2 a 3 |
Plantio (kg/ha) | |
15 a 20 |
O que é mucuna preta?
É uma leguminosa anual de primavera-verão com hábito de crescimento indeterminado (trepadora). Controla bem o desenvolvimento de ervas daninhas e é má hospedeira de nematoides de galha, cisto e reniforme. Espécie muito rústica, indicada para recuperação de solos degradados.
Para que serve a Crotalária juncea?
A Crotalária é uma planta leguminosa, originária da Índia. ... Esta planta serve como forrageira para adubação verde, depositando nitrogênio no solo, melhorando assim sua fertilidade. Esta fornece fibra vegetal para fabricação de alguns tipos de papel, sendo um deles o carbono.
Como fazer o plantio da Crotalária?
A Crotalária prefere solo fértil е locais frescos. Faça covas dе 2 cm dе profundidade, е 50 cm dе distância еntrе cada cova. Coloque еm cada cova 2 sementes dе Crotalária. Regue diariamente nа fase dо nascimento dа semente, mas tenha cuidado раrа nãо deixar о solo muіtо encharcado.
Quais são os tipos de crotalária?
Há três tipos de Crotalaria: Juncea, Paulina e Spectabilis, todas com crescimento rápido.
O que é crotalária para que ela serve?
A crotalária é uma planta leguminosa de rápido crescimento, que tem sido utilizada para adubação verde e por apresentar excelência no controle dos nematóides do solo (pequenas larvas que atacam as plantas) e na fixação biológica de nitrogênio, reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes nitrogenados.
Como o controle de nematoides deve ser feito?
Assim como nós já fazemos para o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, o controle de nematoides também precisa ser feito de forma integrado. Ou seja, devemos tolerar a presença de nematoides em uma área de cultivo, porém agindo continuamente no sentido de manter as populações dentro dos limites mínimos de prejuízo (FERRAZ e BROWN, 2016).
Quando é recomendado a coleta de nematoides?
Falando de análise para nematoides, a recomendação de coletas é na floração. Este é o momento em que os nematoides já completaram o primeiro ciclo de vida nas raízes, ou seja, 45-50 dias após o plantio da cultura. Em áreas infestadas de nematoides, o controle é desafiador. Mas a vida no solo faz um papel incrivelmente maravilhoso de se equilibrar.
Como os nematoides causam prejuízos para o agronegócio brasileiro?
Apesar de subestimado por nós, os nematoides causam grandes prejuízos para o agronegócio brasileiro. Segundo a SBN (Sociedade Brasileira de Nematologia), a presença deles na lavoura causa perdas de R$ 35 bilhões todo ano. Isso mostra o quanto esses minúsculos (e quase invisíveis) micro-organismos podem prejudicar sua produção.
Quem é o maior produtor de nematoides?
Só para citar o exemplo do Mato Grosso, um dos principais produtores de grãos em nosso país, os nematoides estão presentes em cerca de 61% das propriedades. Em termos econômicos, essa quebra produtiva causada pelos fitonematoides gira na casa de 9 a 10 sacas por hectare.