Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?
Índice
- Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?
- Como diferenciar orações coordenadas conclusivas e explicativas?
- O que é uma oração conclusiva?
- O que é uma oração coordenada explicativa?
- Como identificar uma oração explicativa?
- Como usa-se a oração coordenada?
- Qual a dependência entre as orações subordinadas?
- Qual a diferença entre essas orações?
- Qual a função dessas orações?
Como saber se a conjunção pois é explicativa ou conclusiva?
3) Em ambas as orações, pois é uma conjunção, porque une duas orações: no primeiro caso, por ter o significado de porque, é uma conjunção coordenativa explicativa; no segundo caso, tendo como sinônimas logo, portanto, por conseguinte, é uma conjunção coordenativa conclusiva.
Como diferenciar orações coordenadas conclusivas e explicativas?
Elas são articuladas por meio de uma conjunção conclusiva (logo, portanto, pois, assim, então, por isso, por conseguinte, de modo que, de forma que, em vista disso). Fez uma cirurgia, por isso não irá à aula. e) explicativas: quando expressam uma explicação para o que é dito na primeira oração.
O que é uma oração conclusiva?
As orações coordenadas sindéticas conclusivas são aquelas que encerram a dedução ou conclusão de um raciocínio lógico em relação a um fato expresso na oração anterior: A garota estudou a matéria, portanto pode fazer as provas.
O que é uma oração coordenada explicativa?
Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.
Como identificar uma oração explicativa?
As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.
Como usa-se a oração coordenada?
Usa-se ainda: então, assim, por isso, por conseguinte, de modo que, em vista disso, etc. Introduzem as orações coordenadas sindéticas conclusivas. Não tenho dinheiro, portanto não posso pagar. A situação econômica é delicada; devemos, pois, agir cuidadosamente. O time venceu, por isso está classificado.
Qual a dependência entre as orações subordinadas?
Já no caso das orações subordinadas, existe uma relação de dependência entre elas: a oração subordinada exerce uma função sintática que está faltando na oração principal: “Eu sei que a redação do Enem deve ter no máximo 30 linhas.” Se fizermos a mesma segmentação do primeiro exemplo, a primeira oração (”Eu sei”) ficará sem o objeto direto.
Qual a diferença entre essas orações?
Observe a diferença entre elas: - Orações Coordenadas Explicativas: caracterizam-se por fornecer um motivo, explicando a oração anterior. A criança devia estar doente, porque chorava muito.
Qual a função dessas orações?
Trata-se daquelas orações que, no período, não possuem função sintática umas em relação às outras. Por isso, são orações sintaticamente independentes, ainda que ligadas pelo sentido ou por elementos gramaticais que explicitam as relações semânticas entre elas (as conjunções), compondo um todo coeso e coerente.