Qual a diferença entre cisto e granuloma?
Índice
- Qual a diferença entre cisto e granuloma?
- O que caracteriza o cisto periapical residual como ocorre como pode ser detectado?
- Qual a diferença entre granuloma e abscesso?
- Como tratar cisto periapical?
- O que é um cisto radicular?
- Qual a diferença entre cisto e abscesso?
- O que é cisto de erupção?
- O que vem a ser cisto?
- O que é e qual é a microscopia de um granuloma?
- Qual o tratamento mais preconizado para um cisto periapical inflamatório?
Qual a diferença entre cisto e granuloma?
Radiograficamente o granuloma é uma rarefação apical circunscrita com forma oval ou circular. O cisto apical classifica-se entre os cistos de origem dental. Quanto à localização eles podem ser apical, lateral, inter-radicular e residual. A maneira exata de formação do cisto apical é ainda desconhecida.
O que caracteriza o cisto periapical residual como ocorre como pode ser detectado?
Frequentemente denominamos de cisto residual aquele que permanece no interior do osso, após exodontia de um dente ou esfoliação espontânea da raiz residual, com lesão periapical, sem os cuidados necessários de curetagem e enucleação do cisto radicular.
Qual a diferença entre granuloma e abscesso?
Radiograficamente, o granuloma pode ser confundido com abscesso periapical crônico, displasia fibrosa periapical, cisto periapical ou cavidade anatômica. Quando o abscesso periapical crônico está em fase de transição para granuloma, apresenta limites pouco definidos lembrando o próprio granuloma.
Como tratar cisto periapical?
O tratamento cirúrgico dos cistos pode ser realizado através de enucleação, marsupialização, enucleação após marsupialização e enucleação com curetagem 24.
O que é um cisto radicular?
O cisto radicular é o cisto odontogênico de maior significado clínico para o cirurgião-dentista. Por ser a lesão cística inflamatória mais frequentemente encontrada dos maxilares, é a mais tratada. Ocorre nos ápices de dentes infectados em decorrência à necrose pulpar.
Qual a diferença entre cisto e abscesso?
Um cisto ou quisto (do grego kystis, saco) é um tumor benigno revestido por uma membrana de tecido epitelial. Pode conter fluidos, material semi-sólido ou pastoso. Tem um crescimento lento e normalmente não causa dor. Uma coleção de pus é chamada de abscesso, e não cisto.
O que é cisto de erupção?
O cisto de erupção é análogo ao cisto dentígero no tecido mole. Desenvolve-se como resultado da separação do folículo dentário que envolve a coroa de um dente em erupção6, provocando um bloqueio da microinfiltração regional que ocorre pela mucosa gengival e o dente não irrompido7.
O que vem a ser cisto?
Cisto pode ser definido como qualquer cavidade ou saco fechado preenchido por líquido, revestido por epitélio. Os cistos podem ser normais ou anormais com tecidos neoplásicos ou não neoplásicos.
O que é e qual é a microscopia de um granuloma?
Microscopicamente o granuloma apresenta área amorfa, acidófila, de células necróticas, com restos nucleares basofílicos (fragmentos e núcleos picnóticos). LÂMINA 1.11 - PULMÃO: GRANULOMAS COM E SEM NECROSE CASEOSA (TUBERCULOSE). INFILTRADO INFLAMATÓRIO MONONUCLEAR. COLORAÇÃO: HEMATOXILINA & EOSINA.
Qual o tratamento mais preconizado para um cisto periapical inflamatório?
As opções terapêuticas para as lesões císticas periapicais variam desde o tratamento não cirúrgico, correspondendo ao tratamento endodôntico convencional até o tratamento cirúrgico, como curetagem e enucleação cística.